Em 2023, a Editora Sinodal conta com duas mudanças em sua direção. Eloy Teckemeier, depois de 33 anos à frente da direção, se aposenta. Confira abaixo um pouco sobre a história de seu trabalho. Robson Luís Neu, que estava como Gerente Editorial desde 2017, assume a Direção Geral. Como novo Gerente Editorial, a partir de 01º de fevereiro assume Gilciney Tetzner.
Decorria o ano de 1977 quando fui chamado pelo então Diretor da Editora Sinodal, Pastor Johannes Hasenack, para o meu primeiro emprego como Auxiliar de Escritório. Uns meses antes eu já fazia alguns trabalhos para a Editora Sinodal, tais como: revisão de livros a serem reeditados e adequação dos mesmos à nova regra ortográfica, que havia entrado em vigor em 1971. Esta revisão consistia basicamente em tirar com um pincel e errorex (tinta branca corretiva) os acentos circunflexos de algumas palavras, p. ex.: êle, êste, êsse…
Em dezembro de 1979, fui chamado pelo então Pastor Regional da Região Eclesiástica IV para o cargo de Tesoureiro e Secretário Executivo Regional.
De 1987 até maio de 1989 estive na Administração da Faculdade de Teologia da IECLB, hoje Faculdades EST.
Então, em 15 de maio de 1989 começou a minha trajetória na direção da Editora Sinodal. O Conselho Diretor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB me chamou para substituir na Direção Geral da Editora Sinodal o Pastor Johannes Hasenack, que 12 anos antes havia me contratado como Auxiliar de Escritório. Sou muito grato ao Pastor Hasenack pelos ensinamentos e apoio nos primeiros anos na direção da casa.
Pois chegou o momento da despedida após 33 anos e 7 meses à frente da agora Associação Sinodal de Editoração – Gráfica e Editora Sinodal. Sou grato a Deus pelos inúmeros materiais editados nesse período, que certamente serviram e servem para milhares de pessoas pelo Brasil e mundo afora. Agradeço aos e às colegas e ex-colegas pelo companheirismo, compreensão e apoio em muitos momentos em todo esse período.
Parafraseando Eclesiastes 3,1-2, é tempo de plantar, tempo de cuidar e tempo de colher. Durante mais de 33 anos eu plantei, cuidei e também colhi à frente da Editora Sinodal. Chegou o momento de somente colher os louros da aposentadoria e dedicação maior à família, que anda espalhada pelo Canadá e Brasil.
Foi algo muito bem pensado, há mais de ano, para que uma transição para o novo Diretor Executivo fosse bem tranquila. Essa transição aconteceu muito bem, pois o Conselho da Associação Sinodal de Editoração, sabiamente, escolheu o colega Robson Luís Neu, atual Gerente Editorial da Editora Sinodal, para me substituir a partir do dia 01º de janeiro.
Não por último, agradeço aos parceiros e parceiras, distribuidores, livrarias, aos leitores e leitoras dos livros da Editora Sinodal por sua fidelidade.
Desejo à Editora Sinodal e, especialmente ao Robson, ricas bênçãos na continuação da Palavra escrita. Que a Editora Sinodal continue sempre “A Serviço da Palavra”.
Fraterno abraço
Eloy Teckemeier