|

Sou Diaconisa Siglinda Braun Schliwe. Vem comigo, aqui no texto vou compartilhar um pouco de mim!

O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará – Salmo 23.1

Este versículo do salmista me acompanha desde a minha confirmação. O cuidado do Bom Pastor, Jesus Cristo, sempre esteve e está presente na caminhada da minha vida. Pude experimentar o cuidado de Deus quando ainda estava junto com a minha família, na minha Comunidade e depois no ministério diaconal na IECLB. Gratidão a Deus por tudo o que pude vivenciar. Todas as vivencias foram e ainda são únicas.

Um período do tempo da minha vida aconteceu no Espírito Santo, terra onde nasci e me criei, outra etapa vivi no Rio Grande do Sul, onde tive a formação teológica diaconal e atuação em alguns Campos de atividades diaconais; e por último vim como Diaconisa para o Norte de Brasil, ou seja, Sínodo da Amazônia. Aqui eu dediquei a maior parte do tempo do serviço a Deus do meu ministério.

Hoje sou diaconisa emérita e resido em Espigão do Oeste/RO, logo quero dizer continuo no Sínodo da Amazônia. Nesta região me sinto em casa. Aprendi a amar este lugar, as Comunidades e pessoas deste Sínodo. É um lugar muito bom. Uma região com uma natureza característica. Vegetação com muitas plantas diferentes e há as deliciosas frutas. As comunidades e paróquias – elas também estão aqui. Temos pessoas e famílias que gostam de se reunir em culto e celebrar momentos especiais em suas comunidades. As distâncias entre elas, em muitos lugares, são grandes, às vezes é preciso percorrer muitos quilômetros, porém quando entendi e descobri que o contemplar as árvores, os rios, as flores, os pássaros, enfim contemplar toda a bela criação de Deus fez com que as comunidades, às quais ia atender, não ficassem tão distantes entre si.

Estar aqui no Sínodo da Amazônia me faz sentir bem e, entendo que, Deus com sua infinita presença cuidadora está comigo onde eu estiver.

Os desafios são enormes, há muito que fazer. Nem sempre é tão simples encarar os desafios. É preciso de amor e resiliência. É preciso de fé. Mesmo depois de ser emérita, muitas vezes, sou chamada para uma missão. Nem sempre é fácil decidir, pois nem sempre é possível meu esposo me acompanhar. No diálogo e reflexões com a família sinto como se Deus dissesse “vai ainda tens tarefas a realizar” aí eu pergunto eu? E Deus diz: “sim, você, sê corajosa que estarei contigo”.

Paróquias, próximas de Espigão do Oeste, me chamam para ministrar aulas de instrumentos musicais. Lá vou eu ministrar aulas de música. Outra experiência foi a chamada para uma missão no período de 16 de junho 2022 a 18 de agosto de 2022 para atuar na Comunidade com Funções Paroquiais em Apuí/AM. Um projeto do Sínodo da Amazônia.

Num primeiro momento pude me encontrar com o presbitério onde planejamos as principais ações destes dois (02) meses. Foi um tempo muito especial. Pude celebrar cultos com a comunidade na Cidade e no Ponto de Pregação Migrantes da Paz. Também celebrações com a Ceia do Senhor e de Ação de Graças; e ministrar aulas de Ensino confirmatório.

Tive um tempo precioso para visitar famílias, conhecê-las e ouvir suas alegrias, suas dores bem como conversar sobre algumas dúvidas e perguntas.
Pude conhecer um pouco da cidade como as Escolas, o Hospital, Biblioteca Pública e outras instituições ligadas ao Centro de Referência de Assistência Social = CRAS.

Esse período de dois (02) meses foi um período repleto de vivências abençoadas com as famílias que vivem ali no Amazonas e poder conhecer lugares e cidades onde vivem as famílias luteranas da IECLB.

Sou grata a Deus, pelo seu Espírito que me acompanhou até aqui. Grata sou por viver neste lugar; e pela possibilidade de ainda poder crescer e contribuir, com simplicidade, com aquilo que Deus me deu: os dons. Sou grata pela família, em especial ao meu esposo! Até aqui nos trouxe Deus com a sua bondade e seu amor!

Diaconisa Emérita Siglinda Braun Schliwe