No dia 21 de janeiro de 2023, a Comunidade Cristo Salvador, Paróquia Rio da Prata, Joinville/SC esteve em festa. Com um Culto de Gratidão e confraternização, comemorou seus 150 anos da sua história e 100 anos da construção do templo.
Com a chegada dos primeiros imigrantes em Joinville em 09 de março de 1851 vieram as prmeiras pessoas luteranas para a região Dona Francisca. Em 1862-1663, foi arrendado um terreno para construir uma Escola – Casa de Oração e Cemitério no chamado Kilometer 21. Em 1868, foi contratado o primeiro professor, chamado, Hermann Haas. Em 1873, surgiu a Comunidade Kilometer 21. (Mais tarde passou a ser chamada Km 19 e, em 1982, passou a ser chamada Comunidade Cristo Salvador).
Simultaneamente, foi criado o Cemitério da Comunidade. O primeiro registo de sepultamento é de 1875 da esposa do senhor Wilhelm Dumke. Em 1885, a Comunidade contava com 40 famílias membros. Até 1898, a Comunidade era atendida por pastores da Comunidade Estrada da Ilha e centro de Joinville. As atividades da Comunidade aconteciam na Escola – Casa de Oração, que ficava em frente ao atual salão da Comunidade.
Em 1908, o P. Friedrich Bartelmann inaugurou o harmônio que veio da Baviera. Dia 20 de junho de 1922, aconteceu o lançamento da pedra fundamental do templo e, em 21 de janeiro de 1923, foi inaugurado o templo do Kilometer 21. Ao lado direito do templo, havia uma casa que era ocupada pela família Habeck que zelava pelo patrimônio da Comunidade.
Em 1956, a igreja é “reinaugurada” (reforma, ampliação, construção da torre, novo altar). Em 1971, a Escola foi demolida para construir o Salão da Comunidade, sala, cozinha e banheiros. Já em 2017, o templo recebeu um novo telhado e uma nova pintura. Atualmente a Comunidade Cristo Salvador conta com 1.200 pessoas-membro.
“Este é um resumo da história que Deus fez em nossa Comunidade através de pessoas que formam a Igreja de Cristo. Foram muitas coisas bonitas que acontecerem. Centenas de pessoas se envolveram nessa causa nobre. Hoje continuamos aquilo que um dia foi iniciado por outros. Hoje continuamos com o trabalho que já existe há muito tempo, mas também novos se iniciaram e novos ainda surgirão”. Assim, afirmam as atuais lideranças da Comunidade.
Atualmente, acontecem atividades com crianças, adolescentes, jovens, casais, mulheres, idosos, coral, grupos de louvor, estudo bíblico, diaconia, grupo de apoio a pessoas com dependência química e de álcool, e outras.
Cada pastor, presbítero, líder, membro, teve a sua importância para, sermos uma Comunidade com 150 anos de história e por 100 anos termos um templo para nos reunirmos como Igreja. Muitas pessoas se dedicaram com muito empenho. Mas todo o mérito, honra e glória perten-cem ao Senhor da Igreja – Jesus Cristo! Sem ele, nada disso, teria sua importância.
Por causa desta linda história, foi escolhido v. do Sl 126.3: “De fato, grandes coisas [muitas coisas] o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres”. De fato, grandes coisas foram realizadas. O Autor dessa obra é o Senhor; ele usou pessoas imperfeitas para realizar a Sua grandiosa obra.
“Com certeza foram milhares de pessoas que já passaram por aqui”, afirma o Pastor Ario Arndt. “Todas elas tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho e foram desafiadas a colocarem a sua fé em Jesus, seguindo-o até o fim”.
Que o Senhor continue realizando a Sua obra através da Comunidade Cristo Salvador. Que o anúncio do Evangelho, a fé em Cristo, o compromisso de segui-lo, seja o legado para as próximas gerações.