Após mais de 35 anos de atividade ministerial, o Pastor Germanio Bender entra num novo momento em seu Ministério. O Culto de Gratidão foi celebrado no dia 05 de fevereiro, na Paróquia Martin Luther – Comunidade Evangélica de Joinville. Nessa Paróquia, vinha atuando ao longo dos últimos doze anos.
O Culto, com celebração da Ceia do Senhor, carregado de emoção, foi conduzido pelo próprio Pastor Germanio. Trouxe uma breve retrospectiva de sua trajetória ministerial. Já o momento do Envio para o novo momento ministerial, foi conduzido pelo Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann. Em nome da direção da Igreja, expressou gratidão por toda dedicação do Pastor Germanio. O Pastor Claudir lembrou que “na vida ministerial, as famílias estão envolvidas e, muitas vezes, igualmente precisam largar emprego ou estudo para recomeçar em novo lugar”. Assim, estendeu a gratidão também aos familiares.
O próprio Pastor Germanio, em rede social, assim se expressou: Até aqui o Senhor nos ajudou (1 Samuel 7.12). Esta palavra certamente é verdadeira também em nossas vidas como família pastoral.
No dia 07 de fevereiro de 2010 fui investido como ministro pastor na Paróquia Martin Luther em Joinville. Depois de servir por treze anos na Comunidade Evangélica de Joinville, chega o tempo de ir embora e ceder meu espaço para o colega que irá me substituir.
São 35 anos e meio de ministério pastoral… começando por São Gabriel do Oeste/MS em agosto de 1987; depois, fomos para Ijuí/RS onde atuei como pastor de 1991 até meados de 2001; em julho de 2001, iniciamos nossa jornada com os queridos irmãos de Limeira e Ribeirão Preto/SP; em fevereiro de 2010, começou nossa significativa jornada em Joinville.
Cito aqui as palavras de minha esposa Juliana, companheira persistente em toda esta jornada. ‘Quanta riqueza, diversidade, alegrias, tristezas e muita comunhão com todos estes irmãos e irmãs. Agradeço a cada um de vocês que fizeram parte das nossas vidas como família. Em todos estes lugares sentimos o abraço de Deus através do carinho e da convivência com todos que nos acolheram. Nós passamos na vida de cada um/a de vocês e agora vamos nos acomodar na nossa casa em Joinville! Estou feliz porque até aqui nos ajudou o Senhor!.