|

Mais de 300 pessoas passaram pelo Centro de Eventos Rodeio 12, entre os dias 18 e 20 fevereiro, no acampamento de jovens dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense. Caravanas vindas de cidades do Norte de Santa Catarina e do Vale do Itajaí vivenciaram momentos de integração, espiritualidade, lazer e comunhão, sob o tema: “Encontro de Gerações”, guiados pelo lema “Senhor tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração – Salmo 90.1”.

“Nossa proposta instiga a vivência comunitária, a partir dos mais variados temas, criando um ambiente que inspire lideranças e jovens. Neste ano, mudamos o formato da programação com temáticas que promovem o respeito às pessoas, o cuidado com a criação e valores cristãos”, explicou Tobias Mathies, facilitador do encontro.

‘Empatia e compaixão em tempos de Covid’, com a speaker Ariane Loesch; ‘Jovem atleta: uma história de superação’, com Gabriel Nascimento; ‘Repensando a masculinidade’, com o PPHM Felipe Hobus Vollrath; ‘Vocação: de geração em geração’, com a estudante de Teologia Henrieta Doth; ‘ The last of us – a salvação está no sangue de Cristo’, com Jonathan Tribess; ‘Empoderamento das mulheres nas atividades comunitárias’, com a vice-pastora sinodal Mirian Ratz; ‘Justiça ambiental’, com o coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica, Natan Schumann; ‘Liberdade cristã de geração em geração’, com o pastor Nilo Orlando Christmann; e ‘Pessoas jovens como agentes de transformação’, com a catequista Rosilene Schulz foram os assuntos abordados no LUTx, uma modalidade com painéis de 20 minutos, divididos entre o sábado e o domingo.

O pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, P. Me. Alan Schulz, coordenou a celebração do domingo à noite: o Culto de Tomé, um tipo de culto cristão com estações para oração e espaços diferenciados para a vivência da espiritualidade e comunhão. “Nosso Deus não nos abandona, ele sempre está presente de geração em geração; guia seu povo, acolhe os anseios e promove vida digna para todas as pessoas”, pontuou.

Louvor, estudos bíblicos, espaços esportivos, momentos de integração e muita amizade resumiu a edição de 2023, após dois anos de hiato, causados pela pandemia, que restringiu o contato físico e presencial. O culto de encerramento contou com a pregação do pastor sinodal do Sínodo Norte Catarinense, P. Claudir Burmann, que reafirmou que a juventude é sal e luz do mundo.

No próximo ano, o evento acontecerá nos dias 10 a 12 de fevereiro, também em Rodeio 12. Para a coordenadora da Juventude Evangélica Sinodal, Bianca Koffke, o retorno do acampa, após dois anos, vai mobilizar os grupos nas comunidades e reorganizar as atividades com jovens em ambos os sínodos.