O Conselho da Pastoral da Pessoa Idosa do Sínodo Norte Catarinense promoveu seu tradicional Seminário para Lideranças de Grupos de Pessoas Idosas. Foi no dia 21 de março, na Comunidade de Corupá/SC, agora sob coordenação do Pastor Erivelton Demari. Mais de 80 pessoas participaram. “Assim está sendo demonstrada a retomada plena das atividades da Igreja, desde as atividades com crianças até pessoas idosas”, destacou o Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann.
O tema do Seminário abordou: “Nova Geração de Pessoas Idosas: desafios, potencialidades e responsabilidades”. A assessoria foi do Pastor e Psicólogo Luiz Henrique Bollmann e da Psicóloga Anne Bahr Bollmann, ambos atuantes em Joinville/SC.
Na abordagem, apontaram para as transformações que vêm ocorrendo na sociedade e seus impactos na vida, especialmente, das pessoas idosas. Perguntaram: “o tempo passa pelas pessoas ou as pessoas passam pelo tempo?”, ao que apontaram: “o tempo passa pelas pessoas deixando suas marcas; mas as pessoas também deixam suas marcas nos tempos (e lugares)”.
À tarde, houve momento especial com o envolvimento das pessoas presentes com a Dança Sênior, sob coordenação da Senhora Rosita Prochnow. Após, a Diácona emérita Regina Krause desenvolveu uma atividade cognitiva – ativação mental, a partir do tema “Árvore” e tudo que representa. A animação e a coordenação geral foram conduzidas pelo Pastor William Bretzke.