|

Sob esse tema, Ministras e Ministros do Sínodo Norte Catarinense se encontraram para a primeira Conferência Ministerial Sinodal em 2023. Foi nos dias 28 e 29 de março no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio/SC, com mais de 50 participantes. Anteriormente, já haviam acontecido Conferência nos três Núcleos do Sínodo.

A assessoria foi conduzida pelo Pastor Dr. Paulo Butzke, Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria da Igreja. Num primeiro momento, foi apresentada a fundamentação bíblica de nosso “ser Igreja”, a partir de 1Coríntios 3, ficando claro que “ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Cristo Jesus” (v. 11).

Num segundo momento, o Pastor Paulo abordou concepções de edificação de comunidades ao longo da história de nossa Igreja. Destacou os diversos sínodos que surgiram e a encruzilhada ao longo do século XX, que culminou na formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Enfatizou a superação do pensamento existente em certo período de que o “germanismo e a confessionalidade” seriam indissociáveis. Junto a essa abordagem, trouxe aspectos históricos e características de movimentos teológicos internos à Igreja em tempos recentes.

Na última parte da reflexão e estudo, Ministras e Ministros participaram ativamente na reflexão acerca de perspectivas para o futuro da Igreja, além dos 200 anos. O Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann enfatizou a importância do Fórum de Missão 2024 para o qual as reflexões compartilhadas também confluirão. A proposta desse Fórum é de fomentar metas missionárias, tendo em vista o crescimento integral como Igreja.

Ao final da Conferência, ficou a certeza de que o tempo investido foi muito valioso. Além das reflexões e orientações, o sentimento entre Ministras e Ministros é de ânimo, disposição e, acima de tudo, de unidade. “Temos um bom ambiente, bem respeitoso, de boa convivência entre diferentes linhas teológicas e tendências políticas; o pessoal senta junto, almoça e janta junto, ri junto, embora haja diferenças entre si”, conclui o Pastor Sinodal Claudir.