|

No dia 18 de maio de 2003 aconteceu durante a VII Assembleia do Sínodo Sudeste, no Centro Luterano de Araras (CELAR) – Petrópolis/RJ, o lançamento do Portal Luteranos (www.luteranos.com.br). Este evento foi o ponto de chegada de um processo iniciado em Niterói/RJ. O Conselho Sinodal do Sínodo Sudeste decidira em sua reunião no dia 3 de novembro de 2002 investir em uma plataforma que pudesse reunir, sob um único domínio, informações de comunidades, paróquias e trabalhos diaconais.

Isso foi possível graças à cedência por parte da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Belo Horizonte do domínio www.luteranos.com.br. A Comissão de Comunicação, coordenada pelo Sr. Miltom de Oliveira, encaminhou circulares em que fazia uma descrição do projeto, as suas vantagens e a sua viabilidade financeira. As comunidades, paróquias e trabalhos diaconais fizeram a sua adesão, informando dados e subsídios relacionados ao seu trabalho.

Por ocasião do lançamento foi apresentado um vídeo sobre o Portal e os representantes das paróquias e comunidades receberam um kit composto de um CD com o vídeo apresentado e demais informações sobre o portal, adesivos e cartões com oração com o endereço eletrônico do portal na internet.

O Portal Luteranos se tornou uma expressão prática do exercício de sinodalidade. Comunidades, paróquias caminham juntos e juntas com o propósito de comunicar o Evangelho no ambiente digital. O caráter participativo manteve-se mesmo depois de ele assumir uma abrangência nacional.

Ao longo dos anos o Sínodo Sudeste publicou 3.523 notícias e 5.135 textos. Ressalte-se que é do âmbito de sua abrangência (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) que vem 40% de visitas ao Portal.

Que a pequena semente plantada, graças a um grupo de membros de uma comunidade local que concebeu o projeto e ao desprendimento de uma comunidade em ceder o domínio, continue crescendo em meio às intempéries e contrariedades do mundo digital contemporâneo.

Veja o vídeo do lançamento: