O 31° Seminário de Música dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense iniciou na noite desta quarta-feira, dia 07 de junho, na Capela 12 Apóstolos, no Centro de Eventos Rodeio 12. Um conjunto de vozes e instrumentos, formado pelos professores e professoras, recebeu os mais de 70 participantes e mostrou o que se pode esperar para os próximos quatro dias.
A liturgia do culto foi dirigida pelos vice-pastores sinodais: P. Cristiano Ritzmann (SNC) e Pa. Mirian Ratz (SVI). Na pregação, a pastora Miriam fez um breve relato da sua relação com a música e lembrou que “a verdadeira música é aquela que fazemos com o coração, de verdade, com convicção e força que nos faz querer cantar ainda mais, aprender ainda mais. Na música, no encontro dos sons, descobrimos a presença alegre de Deus em nossa vida e isso nos enche de alegria ao ponto de querermos transmitir esta alegria aos demais”.
Ratz lembrou que é fundamental saber de onde vem a história com a música, mas saber para onde se quer chegar com ela, é fundamental. “Vocês têm a oportunidade de buscar conhecimento e formação para que possam dar continuidade à história de vocês com ela. Aproveitem cada momento e façam valer a pena. A música nasce do pulsar do nosso coração, daquilo que nos motiva e nos move com alegria. Levem bons sons e harmonia para a realidade, muitas vezes marcada por sons desafinados ou sem ritmo que nos cerca. Que a alegria e a vibração da música, que faz cantar e encantar, e a presença de Cristo Jesus conduza cada um e cada uma de vocês nestes dias tão especiais”.
A noite ainda foi preenchida com a apresentação dos 14 professores e a equipe da coordenação e assessorias. O programa prevê oficinas, tanto vocal quanto instrumental; espaços de vivência; meditações e celebrações; noite cultural; e um culto com a apresentação das atividades construídas ao longo dos dias.