Fortalecer o acolhimento, o cuidado e a vivência da fé através do programa Missão Criança (MC) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Este foi o objetivo do III Seminário Nacional de Multiplicação do Missão Criança, que aconteceu nos dias 03 e 04 de junho de 2023. O encontro, realizado no Convento São Lourenço (Pousadas dos Capuchinhos), em Porto Alegre/RS, reuniu pessoas representantes de 17 Sínodos da IECLB.
As atividades iniciaram no sábado (03) pela manhã, com um momento de acolhida, encontros e cuidado, promovendo um ambiente de alegria. As Catequistas Daniela Hack e Juliana Zachow, Coordenadoras de Educação Cristã da Igreja, enfatizaram a importância da caminhada do programa MC e como sua multiplicação nas Comunidades proporciona cuidado amoroso baseado na fé. Ressaltaram o batismo como ponto de partida na construção da caminhada da fé, alicerçado em três pilares: oração, visitação e celebração.
A primeira assessoria, a cargo do Pastor e professor Manfredo Wachs, tratou da espiritualidade na infância no contexto do Missão Criança, ressaltando a importância de criar memórias e experiências afetivas duradouras. Na sequência, a professora e liderança Márcia Lorenz destacou a celebração e rememoração do batismo como forma de construir uma memória afetiva sólida.
No domingo, as atividades seguiram com a assessoria da professora Márcia Lorenz que, utilizando a metodologia do Bibliolog, trabalhou o texto bíblico de Marcos 10.13-16. A reflexão fez despertar a importância de proporcionar vivências e memórias afetivas e significativas para as crianças, suas famílias e comunidade. Na mesma linha, a Catequista Valéria Bock abordou a prática do acolhimento às crianças e suas famílias, enfatizando que gestos acolhedores são reflexos do amor de Deus.
Conduzindo ao encerramento, a Pastora Simoni Runge celebrou com Culto de gratidão e rememoração do batismo, proporcionando a cada participante uma oportunidade emocionante de relembrar seu próprio batismo e fortalecer sua caminhada cristã.
Para a participante do Sínodo da Amazônia, Bárbara Ludtick, o encontro foi motivador: O Seminário nos impulsiona a, a partir do batismo, acolher e criar memórias afetivas sobre o amor de nosso Deus por nós. Amor esse que nos envolve e nos motiva a caminhar no Missão Criança, concluiu.
30 ANOS – Neste ano de 2023, o Programa Missão Criança está completando 3 décadas – e o Seminário também comemorou este momento. A noite de sábado foi abrilhantada pelo Ato de Gratidão pelos 30 anos de aprovação do Programa Missão Criança no Concílio Distrital de Blumenau, celebrado por uma comunhão de mesa festiva. O ato foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do YouTube da IECLB. Assista, clicando AQUI.
DEPOIMENTO do Pastor William F. Zacarias, da Paróquia Ferrabraz, de Sapiranga/RS (Sínodo Rio dos Sinos), participante do Seminário:
Nas humanas palavras das palestras, refletimos conceitos teóricos e práticos, enfrentando os desafios que moldam a implementação do Programa. Em meio às dinâmicas e rodas de conversa, redescobrimos a sinfonia das vozes humanas, aprendendo a escutar cada nota única de experiência e realidade que emanava dos corações presentes.
As melodias entrelaçadas no ar traziam à tona a alegria pura da infância, um refrão de empolgação que reverberava em cada sorriso, palmas ou gestos. As refeições servidas foram palco não apenas para a degustação de pratos saborosos, mas também para a “saborosa” comunhão de diálogos, nos quais as palavras fluíam naturalmente, temperadas pela informalidade e, muitas vezes, pelo bom humor.
Ao longo do seminário, como peças de um mosaico, unimos fragmentos do que significa ser uma Igreja de âmbito nacional. Irmãos e irmãs de diferentes origens se conectaram, com uma diversidade de sotaques, celebrando a diversidade de culturas, honrando costumes variados, todos tecidos juntos sob a bandeira da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a IECLB – lembrei-me do Pentecostes: o Espírito Santo que cria unidade na diversidade.
Estes dias, bordados com lições preciosas, experiências ricas e reflexões sobre a infância e sobre as Comunidades e Paróquias, trouxeram uma harmonia que ecoará em nossos corações. Um rico aprendizado que intensificou nosso compromisso de tecer na próxima geração, os valores de amor, respeito e compreensão, que brotam do Evangelho. Dias que permanecerão impressos na canção de nossas vidas.
Comissão para notícia: Eliana R. Gheno e Pa. Dulce Engster
Comissão para fotos: Juciane W. Strelow e Pa. Marilei B. Schlosser