Na manhã do dia 08 de junho de 2023 a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Apuí, Centro Sul do Estado de Amazonas, mais especificamente o Ponto de Pregação Migrantes da Paz, localizado na Vicinal Vida Nova, se reuniu em culto recebendo visitas dos luteranos e luteranas da região e de muitos irmãos e irmãs de igrejas da vizinhança.
Era dia especial – dia de dedicação do templo. A emoção estava estampada no rosto das pessoas que chegavam vindos de ônibus, a pé, de moto e na caçamba de camionetas. A gratidão dominava o ambiente de preparação do culto seguido de almoço comunitário.
Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt- Sínodo da Amazônia, Pastor Jadecir Rodrigues de Porto Velho, Diaconisa Emérita Siglinda Braun Schliwe, atuando temporariamente em Apuí, juntamente com o 1º vice-presidente da IECLB, Pastor Odair Braun celebraram o culto de dedicação.
Na pregação do dia, Pastor Braun fez uso de 1 Reis 8.22-30, quando Salomão ora a Deus, de mãos vazias e braços estendidos ao céu, por ocasião da dedicação do Templo em Jerusalém. Destacou que este gesto de humildade e confiança é perceptível na Comunidade de Apuí que em poucos meses fez os planos e viabilizou a construção do templo, essencialmente edificado a partir de trabalhos de mutirão que envolveram toda a comunidade.
Importante destacar que a partir de cartas que apontavam o material necessário e os custos deles em Apuí, estabeleceu-se uma corrente de ajuda e ofertas. Mais de R$ 29.500,00 vieram de doações de pessoas e comunidades da IECLB e em torno de R$ 15.000,00 foram ofertados pela comunidade local. Desta forma, o que era sonho tornou-se realidade para a alegria do povo de Deus que se reunirá neste templo.
A região de Apuí é uma nova fronteira agrícola. A comunidade Luterana local tem crescido. Em 2020 eram em torno de 73 membros. Em 2023 já são 93 membros. Sínodo da Amazônia e Secretaria de Missão tem atuado para viabilizar que em 2024 seja possível enviar um ministro ou ministra para atuar na região. Que a paz de Deus guarde, guie e oriente a comunidade.
Pa. Vera Lucia Engelhardt
P. Odair Braun