|

Um dia muito especial de encontro, reflexão e comunhão: assim foi o Encontro Sinodal de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense. Aconteceu a 17 de junho, na Comunidade Cristo Salvador, Paróquia Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul/SC.

O Encontro iniciou com culto, tendo a Diácona Ma. Carla Jandrey, Coordenadora Nacional de Diaconia e Inclusão, como pregadora. A Diácona Carla destacou que, a partir de Cristo, há o chamado para ser sal e luz através da vivência e prática diaconal da fé. Na celebração da Ceia do Senhor, foi lembrado do servir ensinado por Jesus ao longo de seu ministério.

Na palestra principal, o Prof. Dr. Rolf Krüger, da Faculdade Luterana de Teologia-FLT, desenvolveu o tema Diaconia a partir de diversos textos bíblicos. Apontou para a contradição presente ao Jesus ser chamado de Senhor e, ao mesmo tempo, servo. O título “Senhor” aponta para poder que de alguma forma subjuga. Já “servo” indica ao que está subjugado. E Jesus traz a ressignificação da autoridade através do servir – diaconal.

O Encontro reuniu inúmeras atividades diaconais presentes no contexto sinodal, sob a coordenação das Diáconas Ma. Vilma Linda Reinar e Ma. Angela Lenke. Através de oficinas, diversas ações diaconais foram destacadas: Pastoral da Pessoa Idosa, Dependência Química, Projetos Missão Criança, Capelanias, Diaconia Institucional, Diaconia Comunitária, Pessoas Enlutadas, Cuidado com a Criação, Comércio Justo e Solidário, além de outras.

Esse Encontro celebrou a Meta Missionária 4: Igreja comprometida com a justiça, a paz e a reconciliação que promove vida digna. Ao mesmo tempo, se coloca no horizonte da celebração dos 200 Anos de Presença Luterana no Brasil. Finalizou com oração e bênção conduzida pelo Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann.