No sábado, 1° de julho, aconteceu a última etapa do curso “Vida no Limiar da Morte”, organizado pelo Sínodo Norte Catarinense e a Coordenação Nacional de Diaconia. Foram quatro etapas que ocorreram durante quatro meses com participantes de Joinville, Jaraguá do Sul, Massaranduba e São Bento do Sul. Ao total, 27 pessoas concluíram o Curso e podem dedicar-se a acompanhar pessoas enfermas e enlutadas.
Nessa última etapa, aconteceu uma celebração conduzida pelo P. Vice-Sinodal Me. Cristiano Ritzmann, Diác. Ma. Vilma Linda Reinar, Pa. Mayke M. Kegel, que foi uma das assessoras, e Diác. Ma. Angela Lenke. A Diác. Angela coordenou os encontros e entregou os certificados e uma cruz de mão para ser utilizada no serviço da visitação ou para seus momentos devocionais.
Os temas abordados em cada etapa foram: I – Morte e Ressurreição; II – Perdas e luto; III – Eu e minha morte; IV – Visitação e Acompanhamento. O Curso aconteceu na Comunidade dos Apóstolos, da Paróquia Apóstolo João, de Jaraguá do Sul/SC. Agradecemos imensamente pela acolhida e organização da Comunidade local, afirma a Diác. Angela.
Entre os depoimentos, as pessoas participantes ressaltaram que o Curso propiciou a reflexão sobre como melhor ajudar pessoas enfermas e enlutadas, além da reflexão sobre a própria vida e sua finitude. Acima de tudo, saíram com a convicção de que estávamos guardados nas mãos de Deus, quer na vida ou na morte, afirmou.