|

 

Na manhã do dia 08 de julho o Colégio Sinodal do Salvador, de Porto Alegre, e a Rede Sinodal de Educação (RSE) promoveram o IV Simpósio de Práticas Pedagógicas. Com o tema “Metodologias Ativas para uma educação transformadora”, o evento online foi dirigido a professores e funcionários de escolas da Rede. Ao todo, foram cerca de 450 inscritos, dos quais 215 professores apresentadores e mais de 100 trabalhos práticos enviados.
 

A programação contou com palestra da diretora e consultora Dra. Renata Perrenoud sobre “Metodologias Ativas”, seguida de apresentação das práticas docentes. Os participantes foram distribuídos em 19 salas virtuais do aplicativo utilizado para transmissão online, oportunidade para o compartilhamento de experiências por meio da exibição de vídeos especialmente preparados para o evento. Os trabalhos foram organizados em três diferentes horários, com a duração de até uma hora cada. Após a exibição dos apresentadores, ainda houve espaço para perguntas e comentários dos participantes.
 

O Simpósio teve por objetivo ampliar a utilização de Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem. Surgiu de trabalho de análise do Planejamento Estratégico da Educação Básica por parte do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) da Rede Sinodal de Educação, vislumbrando atividades que poderiam ser realizadas para os projetos e planos de ação da área pedagógica.

 

Metodologias Ativas

As Metodologias Ativas são abordagens (técnicas) de ensino que conduzem o estudante para o centro do processo de aprendizagem, incentivando sua participação ativa e potencializando a construção do conhecimento. Nesse sentido, o professor passa a atuar como mediador para a construção de conhecimentos com o estudante e, não mais, detentor absoluto dos saberes.

“As Metodologias Ativas oportunizam mais interação entre os estudantes, o uso de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a criatividade, a colaboração, a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas do cotidiano”, explica a coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina.

Alguns exemplos de Metodologias Ativas são a aprendizagem baseada em problemas, a sala de aula invertida, a aprendizagem por meio da robótica, o estudo de caso, a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação.

 

Texto: Leandro Augusto Hamester
Crédito das fotos – Divulgação Rede Sinodal de Educação / Silvia Elias Nunes