|

 

Nos dias 02-03/09/2023 foi realizado, na Comunidade de Rondonópolis/MT, o Seminário Comunidades Criativas. O Seminário, com o tema “Ser Sal e Luz: Viver Comunidade”, teve a participação de 27 pessoas entre Lideranças comunitárias, Ministros, Ministra e uma PPHmista do Sínodo Mato Grosso.
 

No Seminário, com reflexões e meditações sobre o tema conduzidas pela Diácona Simone Engel Voigt, pudemos descobrir (ou redescobrir, reafirmar, confirmar) que todos nós temos um chamado, a partir do batismo, para sermos sal da terra e luz do mundo. Através de conteúdos e dinâmicas, refletimos sobre o significado desse chamado para nós, como partes do corpo de Cristo.

Somos pessoas escolhidas para propagar os ensinamentos do Senhor e precisamos assumir esta missão. Para isto, é necessário buscar formação e colocar os dons para servir. Dessa forma, poderemos conduzir nossos irmãos e nossas irmãs para o conhecimento, para o aconchego da Comunidade e a alegria de viver próximo a Jesus.
 

A oficina “Música no Culto Infantil, conduzida pela Musicista Simone Vesper”, nos ensinou a fazer música com e para nossas crianças a partir de materiais do cotidiano. Ou seja, não precisamos dispor de recursos financeiros, basta termos vontade de celebrar com as crianças.
 

“Inclusão de Pessoas com Deficiência na Vida Comunitária – coordenada pela Fonoaudióloga Denise Bauer”, foi a Oficina que nos mostrou que há uma grande variedade de problemáticas que temos a enfrentar. Por outro lado, vimos um grande leque de sugestões de materiais a serem utilizados e atividades que podemos realizar para alcançar essas pessoas consideradas “diferentes”.
 

Além de muita criatividade na realização das tarefas, pode-se destacar a larga troca de experiências, o convívio fraterno entre todos e todas e o entusiasmo em voltar para as Comunidades (e sociedades) e promover alguma mudança. Desde o batismo somos unidos e unidas como filhos e filhas de Deus e devemos trabalhar para o bem comum, lembrando que sempre devemos agir como Jesus.