Recordamos com muita gratidão o dia 30 de agosto de 2023. Quase 700 idosos se reuniram em Jaraguá o Sul no 11º Encontro Sinodal da Pessoa Idosa sob o tema: “Envelhecer sem perder o sabor”. O lindo dia de sol inspirou ainda mais a equipe da Pastoral da Pessoa Idosa do Sínodo Norte Catarinense, bem como o grande número de voluntárias e voluntários a receber as caravanas vindas dos mais diferentes lugares de nosso Sínodo. Quem chegava logo era recebido com um café, servido ali mesmo no Rancho do Tonin, no bairro Rau, em Jaraguá do Sul/SC.
A Diácona Regina Krause, coordenadora da Pastoral Sinodal da Pessoa Idosa, abriu o evento e saudando carinhosamente as autoridades civis, o vice-pastor Sinodal, P. Me. Cristiano Ritzmann, demais ministros e ministras, coordenadoras, voluntárias e voluntários, e em especial os grupos de pessoas idosas ali representados. Também o presidente do Conselho Sinodal, Sr. Roberto Luiz Carneiro, fez-se presente.
Em seguida, celebramos um maravilhoso culto, no qual o P. Erivelton Demari foi o celebrante. Hinos foram conduzidos por um grupo de louvor organizado por diferentes musicistas e vocalistas de vários lugares e, como pregador, o vice-pastor Sinodal conduziu a reflexão através do tema “Envelhecer sem perder o sabor”, a partir de Mateus 5.13 “Vocês são o sal da terra” – lema da IECLB para este ano. Fomos motivados a não desistir de nossa vocação e de mantermos o sabor, e mesmo na terceira idade, frutificar para o Reino de Deus, como nos lembra a palavra do Salmo 92.12,14: “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes.”
Após um delicioso almoço, logo às 13h, tivemos um tempo mais informal com a participação do grupo musical do Centro de Convivência do Idoso da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Além de muitas músicas cantadas pelos nossos convidados que transformaram o lugar num enorme coro, também foi apresentado um teatro pelo grupo de pessoas idosas de Corupá. Além disso, tivemos também um trabalho de dança sênior envolvendo a todas as pessoas ali presentes. O Pastor Gilson Hoepfner trouxe uma palavra de despedida, oração e bênção.
Gratidão a Deus que abençoou esse dia tão especial. Também gratidão a toda a equipe da Pastoral da Pessoa Idosa do Sínodo Norte Catarinense, voluntários e voluntárias dos grupos, coordenadoras e coordenadores dos grupos, ministros, ministras e comunidades. Importante destacar também, o grande apoio recebido do Sínodo Norte Catarinense, sem o qual tudo seria muito mais difícil. Esse trabalho somente pode acontecer por conta do enorme empenho de tantas pessoas.
“Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!” (Salmo 103.2).