|

O domingo, 24 de setembro de 2023 foi um lindo dia de comunhão e louvor ao Senhor. A Paróquia Esperança realizou uma “Cavalgada Missionária”, um passeio que envolveu crianças, jovens, famílias e as comunidades da Paróquia Esperança e paróquias vizinhas.
A primeira “viagem missionária” nestas terras de Espigão D’Oeste, realizada por um ministro de nossa igreja aconteceu no dia 12 de junho de 1972. Ao final desta viagem memorável aconteceu a fundação da Comunidade da Paz no dia 14 de junho de 1972 porque as pessoas “desejavam muito o serviço de assistência espiritual da sua igreja de origem, a IECLB”. E foi uma cavalgada missionária inesquecível, registrada pelo P. Geraldo Schach em seu livro: “Rondônia, a terra prometida, Migração e Fé Luterana”. Em seu testemunho P. Geraldo afirma: “Esse foi o dia da aventura mais extraordinária da minha vida. Difícil de aguentar, mas cheias de contatos, aprendizados … uma riqueza de experiência de vida. Valeu muito a pena!… É aqui que terei de aprender, que na seara do Senhor a fé vai muito além da teoria, e necessariamente se concretiza na vivência, no aprendizado e no trabalho conjunto com pessoas humildes. … o caminho da igreja se faz coletivamente, ali onde as pessoas que ouvem o evangelho têm muito a ensinar”. (p. 79-80).
Sim, o caminho da igreja se faz coletivamente!
A cavalgada chegou no pátio da Comunidade Florescer onde foi acolhida pela comunidade reunida e aconteceu o culto de encerramento da Campanha Vai e Vem seguido por almoço comunitário. O prefeito municipal de Espigão DOeste prestigiou o evento e participou do culto comunitário e destacou a atuação e testemunho da comunidade junto à sociedade local.
Na Pregação a Pastora Sinodal relembrou: “trabalhar para o Reino de Deus é dádiva. Nós trabalhamos desde o domingo de Pentecostes e oramos pela missão de Deus neste mundo, que Deus envie mais trabalhadores para anunciar o Evangelho, nos dispusemos a irmos nós mesmos semear a Palavra de Deus e realizamos a Campanha Nacional de Ofertas Vai e Vem. A Vai e Vem mobiliza pessoas e corações, Paróquias e Comunidades, toda uma sociedade, para o trabalho no Reino de Deus, para viver a missão de Deus neste mundo, viver a alegria do anúncio do Evangelho, viver a Boa Notícia que Jesus nos trouxe, viver o amor pelo próximo, olhando para os nossos irmãos e irmãs com amor, respeito e dignidade, acolhendo-os com bondade em qualquer situação e ajudando-os em toda necessidade. As comunidades de nossa Igreja que perseveram trabalhando nesta vinha, acolhendo as pessoas e a elas anunciando o Evangelho. A Campanha Vai e Vem é uma das maneiras que temos no trabalho para o qual Jesus nos chama e envia”.

Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt

Sínodo da Amazônia