|

O XXXI Concílio da Igreja, realizado em 2018, aprovou as cinco Metas Missionárias da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para o período de 2019-2024.

 

Para cada uma das cinco metas são indicadas áreas de prioridade e objetivos que podem ser implementados em âmbito nacional, sinodal e local. As diferentes instâncias da IECLB avaliam e implementam as ações para o âmbito da sua abrangência.

 

 

META 1 – Uma Igreja que valoriza o sacerdócio geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para seu testemunho na Igreja e no mundo.

 

ÁREAS DE PRIORIDADE PARA AÇÃO

  • Educação Cristã Contínua
  • Formação Ministerial
  • Sacerdócio geral de todas as pessoas crentes 

 

 

Educação Cristã Contínua

Fortalecer a educação cristã contínua para todas as fases da vida, empoderando pessoas para dar razão da sua fé.

 

Objetivos

  1. Fomentar a formação básica e contínua de lideranças comunitárias com enfoque no servir e na evangelização.
  2. Fortalecer a formação pedagógico-teológica no âmbito ministerial e para lideranças comunitárias.
  3. Estimular e fortalecer o trabalho com crianças, adolescentes e jovens, afirmando a intencionalidade missionária e potencializando experiências (ex.: Missão Criança, cursos e seminários já existentes em Sínodos e Paróquias).
  4. Fomentar o uso de mídias e diferentes canais de comunicação na formação, na articulação e na publicação de materiais de educação cristã.
  5. Qualificar e fortalecer as bases confessionais luteranas.
  6. Qualificar as Coordenações Sinodais de ECC [Educação Cristã Contínua], a fim de fomentar o planejamento intencional da educação cristã.
  7. Reconhecer o potencial missionário da Rede Sinodal de Educação.

 

Formação Ministerial

Qualificar a educação teológica para o bom desempenho do Ministério eclesiástico e para o crescimento missionário da Igreja.

 

Objetivos

  1. Promover uma formação que proporcione: um maior perfil expositivo, maior incidência, maior liderança, pastoral urbana, comunicação, inovação para com as faixas etárias, administração e gestão comunitária.
  2. Fortalecer a formação continuada: planejada, intencional, com foco e método.
  3. Construir um referencial teológico-diaconal para atuação da Igreja no espaço público.
  4. Repensar a formação pastoral, diaconal, catequética e missionária para o Ministério com ordenação e sua política de implementação.
  5. Proporcionar um acompanhamento pessoal (psicossocial-emocional) a Ministros e Ministras em atividade, para lhes ajudar na tarefa missionária.

 

Sacerdócio geral de todas as pessoas crentes

Intensificar os investimentos e as ações de formação do sacerdócio geral.

 

Objetivos

  1. Oportunizar conhecimento e qualificação sobre sacerdócio geral não ordenado.
  2. Implementar de forma intencional, em âmbito local, um programa de formação contínua para o entendimento e o exercício do sacerdócio geral, baseado no PECC (Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB).
  3. Buscar, junto ao CONECC (Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua), assessoria e subsídios para a capacitação, tanto de integrantes do Ministério com Ordenação quanto de membros e lideranças dos diferentes campos de atuação da IECLB.

 

 


Textos bíblicos relacionados com esta meta:

Romanos 6.3-4; Mateus 10.16; Marcos 10.13-16; 1 Coríntios 12.4-7; Filipenses 2.4-11; 1 Pedro 3.15-16