|
O conceito de sacerdócio geral de todas as pessoas que creem é um elemento fundamental na doutrina luterana. Sacerdócio geral significa que, a partir do batismo e da fé, cada pessoa é chamada para o testemunho do evangelho em palavra e em ação.

 

O sacerdócio geral é a razão pela qual as Igrejas Luteranas dão ênfase à participação dos membros na organização e na condução da vida comunitária. Em nossas comunidades, as pessoas participam de decisões em todas as instâncias e se engajam em diferentes atividades, contribuindo com recursos, capacidades e dons.

Martim Lutero enfatizou o sacerdócio geral a partir da leitura e interpretação da Bíblia. Por um lado, a Bíblia afirma que Jesus Cristo é o único mediador e sacerdote que nos possibilita acesso direto a Deus:

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem, que deu a si mesmo em resgate por todos, testemunho que se deve dar em tempos oportunos. (1 Timóteo 2.5-6)

Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que adentrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. (Hebreus 4.14)


Por outro lado, há também a convicção de que Jesus Cristo compartilha conosco a dignidade de sacerdotes e sacerdotisas:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2.9)

e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Apocalipse 5.10)


O sacerdócio geral pressupõe membros atuantes, que assumem a responsabilidade para com a missão de Deus realizada através das atividades da comunidade. Sacerdócio não tem um fim em si mesmo, mas é o meio para alcançar um determinado objetivo. E este objetivo é a proclamação do evangelho de Jesus Cristo. Quem é sacerdote, sacerdotisa de Deus tem a incumbência de proclamar o evangelho em palavra e ação.

O sacerdócio geral é compromisso de toda pessoa cristã: por isso falamos em sacerdócio de todas as pessoas que creem. Não se trata de um grupo seleto, mas de toda a comunidade. Nenhuma pessoa cristã está excluída, muito pelo contrário, cada pessoa tem a incumbência de participar na missão de Deus.

O Sacerdócio geral está baseado na concepção de um corpo, no qual cada membro é importante e desempenha uma função necessária à manutenção do corpo. Dentre os diversos aspectos da concepção de igreja como corpo, destacam-se:

Complementariedade: cada membro é necessário para completar o corpo. O corpo somente se completa com a união das diversas partes.

Igualdade: todos os membros têm a mesma importância para o corpo, até aquelas partes menores ou que não pareçam tão nobres.

Funcionalidade: cada membro tem uma função e exerce essa função em razão do todo ao qual serve.

Diversidade: assim como um corpo tem diferentes membros, na comunidade há diversidade de dons.