Nos dias 14 e 15 de outubro, aconteceu a 6ª Olímpiadas da Juventude Evangélica – OLIJE – do Núcleo Jaraguá do Sul-Sínodo Norte Catarinense, no CEJ (Colégio Evangélico Jaraguá). Tivemos em torno de 200 pessoas jovens inscritas, de juventudes de 6 paróquias, além de famílias, ministros/a e pessoas visitantes que passaram mostrando seu apoio e incentivo.
A OLIJE desperta e revela muita coisa bonita:
– o encontro de quem busca na Igreja, na JE, na comunhão, no Evangelho o seu espaço e a orientação para a sua vida;
– a capacidade de acolher, cuidar, respeitar, interagir e se perceber parte de um corpo maior, o corpo de Cristo. Juntos e juntas percebem o quanto são mais fortes e que não estão sozinhos e sozinhas na construção do mundo de paz, verdade e justiça anunciado por Jesus Cristo, e o quanto é bom ser parte!
– o protagonismo e liderança da galera jovem, que organiza, prepara, encaminha, estrutura os jogos e todo o movimento da Olimpíada. Corre atrás e pensa em todos os detalhes para fazer acontecer, porque amam esses encontros e oportunidades… amam a JE e o que ela traz e representa em sua caminhada de fé.
Na meditação inicial, o testemunho de um jovem, hoje uma liderança, afirma que “chegou à juventude através do esporte”. A OLIJE é uma grande oportunidade. É a porta que se abre para muitas pessoas jovens. É movimento que de novo desperta, junta, reúne, acende a chama da fé cristã e anima a se engajar e participar, lembrando que Deus chama a gente para um momento novo.
Troféus e medalhas?! Símbolo para marcar o que celebramos nestes dois dias, o encontro daqueles e daquelas que assumem a tarefa de ser sal e luz, de buscar o reino em primeiro lugar (Mateus 6.33).