A Paróquia de Lontras é formada por comunidades nos territórios dos municípios de Lontras e Rio do Sul (Bela Aliança). As duas cidades estão localizadas às margens do Rio Itajaí-Açu, que chegou ao nível de 11 metros e 86 centímetros e causou estragos e desabrigou muitas famílias. As duas Comunidades acolheram pessoas nos salões e distribuíram alimentos, produtos de limpeza e higiene, roupas, através de pessoas voluntárias. No Salão do Comunidade de Lontras foram acolhidas 21 famílias, totalizando 62 pessoas. Já em Bela Aliança foram abrigadas 17 famílias, num total de 60 pessoas e mais 2 mudanças.
O Pastor da Paróquia de Lontras, Guilherme Andrade, conta que na Comunidade de Lontras, as pessoas foram servidas em suas necessidades materiais, mas também através da Palavra de Deus. “Tivemos dois cultos de oração e um culto regular (este junto com os membros), onde as pessoas foram convidadas a participar. Ali receberam oração, abraços, palavras de consolo e esperança”, destaca o Pastor.
Na Comunidade de Bela Aliança, além do acolhimento também foi prestada assistência na limpeza de residências. Um tanque externo foi adaptado para possibilitar o trabalho, assim como extensões, mangueiras e torneiras. Diversos kits de alimentos foram entregues às pessoas abrigadas no salão da comunidade e também para alguns membros que moram nas proximidades da igreja e para pessoas necessitadas. No dia das crianças, o presbitério promoveu uma programação especial com brincadeiras e doces.
Mesmo após as águas terem baixado, ainda são calculados os prejuízos. Em sua maioria, o comércio já retornou. Porém, como alguns tiveram perdas significativas, decidiram encerrar suas atividades. Com os valores arrecadados por meio da colaboração emergencial, divulgada pelo Sínodo, as pessoas que voltaram para as suas casas, especialmente membros, serão auxiliados em suas necessidades básicas.
O Pastor destaca a importância deste acolhimento: “É um privilégio servir as pessoas, pois é no servir que encontramos nosso propósito. Após ter lavado os pés de seus discípulos, Jesus disse: Em verdade, em verdade lhes digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se vocês sabem estas coisas, bem-aventurados serão se as praticarem. (João 13.16-17)”.