A fé é livre no amor! Sob este tema as nove comunidades que integram a União das Comunidades em Porto Alegre, Alvorada e Viamão estiveram reunidas no dia 31 de outubro, na Igreja da Reconciliação (Comunidade Matriz). O evento foi muito significativo! O culto foi conduzido pelo P. Renan Schlemper, pela Pa. Scheila dos Santos Dreher e pelo P. Cláudio Kupka, com participação do trio de ministro e ministras candidatos ao Ministério, Mirian Bartz, Juliana Hoeslcher Silveira e Ismael R. Dahm.
O P.emérito Harald Malschitzky destacou na pregação, a partir de Gálatas 5.1-15, que Cristo nos liberta de preconceitos, intolerância e individualismo para viver o amor em plenitude. O grupo instrumental conduziu a comunidade com excelência no canto e acompanhou o grande coro, sob a coordenação do Musicista Delmar Dickel, do qual participou o Coro São Mateus, Coral Vozes do Salvador, Coro Martin Luther, Grupo Vocal e Instrumental Haida, Coral da Paz, Coro São Lucas e o Grupo Cantabile. Marianne Schrader de Oliveira, membro da Comunidade São Lucas, executou, com muita leveza, uma dança litúrgica. A oferta de gratidão, destinada para o Fundo de Solidariedade da União das Comunidades e, também, para cobrir despesas do evento, somou R$ 3.377,00. O Culto das Crianças ofereceu um espaço diferenciado às nossas pequenas e aos nossos pequenos!
O lançamento dos festejos relacionados aos 200 anos de presença luterana no Brasil no âmbito da UC, por sua vez, conduzido pelo P. Renan Schlemper, Coordenador Ministerial deste Núcleo do Sínodo Rio dos Sinos, foi marcado pelo descerramento de uma placa comemorativa. Nas suas falas, a Pa. Presidente da IECLB – Silvia Beatrice Genz -, o P. Sinodal Carlos E. M. Bock e o Presidente da União das Comunidades, Sr. Ingomar
Goltz, destacaram a gratidão por nossa história, a importância de uma avaliação crítica e o desafio posto na continuidade da missão que a IECLB desenvolve em solo brasileiro, alicerçada em Jesus Cristo.
Ao final do evento, cada família recebeu como lembrança um chaveirinho com o logotipo criado pelo P. Claudio Kupka especialmente para esta ocasião: um coração,com a palavra “fé” destacada sobre ele e a cruz de Cristo, ao centro! Esta mesma arte foi reproduzida em feltro, junto à cruz do templo, numa extensão de 2m60cm, confeccionada pela Pa. Scheila dos Santos Dreher e pela Ministra Candidata Mirian Bartz.
Gratidão a todas as pessoas que participaram deste Culto da Reforma e que tornaram possível esse momento tão intenso de comunhão e do anúncio do Evangelho e, ainda, à Comunidade Matriz e suas lideranças, que acolheram o evento.
Pela Comissão do Culto da Reforma 2023, Pa. Scheila dos Santos Dreher