|

A vice-pastora sinodal, Pa. Mirian Ratz, despediu-se do Vale do Itajaí e da Paróquia da Trindade, em Timbó, com um culto de Ação de Graças e Envio, no domingo, 14 de janeiro, na comunidade local. Ela assume, a partir de fevereiro, a Secretaria do Ministério com Ordenação da IECLB, em Porto Alegre/RS.

Diante de um grande público que quis se despedir da sua pastora, Mirian pregou sobre a importância de ouvir o chamado e o propósito de Deus. Segundo ela, começou quando decidiu estudar Teologia, também, quando assumiu diferentes campos de atividades ministeriais ao longo dos seus 23 anos de ordenação. “Nós, no ministério, somos convidadas e recebemos um chamado para algo que nos desafia. Não sabemos o que estará diante de nós, mas, sabemos quem nos chama. E quando a caminhada é guiada por Deus, para viver e testemunhar a fé com alegria, estamos seguros e seguras”.

O pastor sinodal Alan Schulz dirigiu o ato litúrgico. Segundo ele, ministros e ministras são chamados por Deus para realizar a Sua obra em toda a IECLB. Durante 12 anos ela serviu em Trindade e cinco anos junto ao Sínodo, como vice-pastora sinodal. “A pastora Miriam foi chamada para atuar junto à sede da IECLB, para cuidar de ministros e ministras. Por vezes não enxergamos o caminho, mas Deus está conosco. Leva contigo a palavra bíblica de João 8. 12. Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do Mundo. Que Deus ilumine teus passos com a Sua luz”.

Lideranças do Sínodo, ministros e ministras e pessoas convidadas também prestigiaram a celebração. Durante o culto, a Comunidade organizou uma série de depoimentos e homenagens para a pastora Mirian e sua filha, Eduarda.

Histórico:
Mirian nasceu em Santo Augusto/RS. Participou em 1998 de um intercâmbio com o Seminário Evangélico de Teologia, em Matanzas/Cuba. Em 2000, formou-se na Faculdades EST. Integrou o Conselho Nacional da Juventude Evangélica. Realizou estágio na Paróquia de Sapiranga/RS. O PPHM foi acompanhado em Formosa/GO. Em 2001 foi enviada pela Igreja para atuar na Comunidade de Porto Nacional (TO). Entre 2008 e 2011 atuou no Projeção – Projeto Jovens em Ação, em Entre Rios, Guarapuava-PR. No ano seguinte, mudou-se para a Paróquia de Timbó (SC). Em 2018 foi eleita vice-pastora sinodal e em 2022 reconduzida ao cargo. Integra atualmente a Diretoria Executiva da Fundação Luterana de Diaconia.