|

O último final de semana foi marcado por muita alegria, muito calor, diversão, comunhão, estudo e muitas novidades: afinal, foi o primeiro Acampamento Sinodal de Carnaval da história do Sínodo! A Sede Campestre da AABB de Estância reuniu 114 jovens de 11 grupos de JEs, mais de 10 ministros e ministras e 16 pais e responsáveis para refletirem a partir do tema “Dons a serviço da vida” e do lema bíblico: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu” (1 Pedro 4.10a).

O encontro, organizado pelo COSIJE (Conselho Sinodal da Juventude Evangélica), começou na tarde de sábado, 10 de fevereiro. O culto de abertura foi conduzido em conjunto pela Pa. Ma. Francinne Kerkhoff, Orientadora Teológica do COSIJE, e pelo Diác. Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira, Assessor teológico de formação e diaconia do Sínodo. A celebração contou também com a presença do Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder e teve o louvor conduzido pela banda do acampamento, coordenada pelo P. Paulo Franke.

No culto, expressando muita alegria e muita gratidão pela realização do evento, a Pa. Francinne agradeceu a presença de todos e todas. Em sua reflexão, ela questionou: como as comunidades estão olhando para os grupos de jovens? Ela destacou que o fato de o Sínodo e as comunidades doarem dinheiro para o acampamento não era gasto, mas sim investimento. Investir no futuro das comunidades é muito importante para o seu crescimento e sua sustentabilidade! Antes de se encerrar a celebração, foi transmitido um vídeo da Pastora Presidente da IECLB, Silvia Beatrice Genz, parabenizando os sínodos que estariam realizando acampamentos e encontros de evangelização nos últimos dias e incentivando ao crescimento na fé e à reflexão no tempo que se sucederia. Logo após, foi apresentado o grupo que integra o COSIJE, formado por: Cristina Kuhn Hirt (JEROL – Rolante), Samuel Adolfo Krug (JECAM – Comunidade de Campo do Meio, Montenegro), Sofia Schmitt (JEAP, de Estância Velha), Denerson Andrei Kirchheim e Bruna Taís Feyh (JEPI, Picada 48 Baixa). Foram apresentados também os grupos de JEs presentes:

JEAP (Paróquia de Estância Velha); JEROL (Comunidade de Rolante); JEVALE (Paróquia de Vale Real); JEF (Paróquia da Feliz); JEMON (Comunidade de Montenegro); JECAM (Paróquia União, Comunidade de Campo do Meio); JEDI (Paróquia de Dois Irmãos), JEPI (Comunidade de Picada 48 Baixa); JEI (Paróquia de Igrejinha) e Paróquia de Padilha. Também estiveram presentes jovens do Sínodo Rio dos Sinos, das cidades de Novo Hamburgo e Campo Bom. A bênção foi conduzida pelos ministros e pelas ministras presentes. A tarde seguiu com momento livre para prática de esportes e integração.

Em conversa com a assessora de comunicação do Sínodo, os e as integrantes do COSIJE compartilharam que a empolgação para a realização do acampamento era muita e as expectativas eram altas. Muitas atividades estavam previstas para o final de semana: fogueira, palestras sobre temas variados, gincana, oficinas diversas… O grupo estava muito feliz com a programação proposta, muito rica e ampla, e com os resultados alcançados na divulgação do evento: as inscrições foram todas preenchidas!

Na noite de sábado, a Pa. Bianca Goede Giesch, que atua na Comunidade Martim Lutero em Canudos, no Sínodo Rio dos Sinos, conversou com os e as jovens sobre o tema central do acampamento. Perguntando aos e às jovens presentes “Como é o mundo em que gostariam de viver?” e “Como é ou como precisa ser a igreja que ajude na construção deste mundo que queremos?”, ela colocou que Deus, através do Espírito Santo, a partir de nossos dons, onde estivermos, vai nos usar para realizarmos o que for preciso para construirmos um mundo melhor. Distribuindo espelhos para todas as pessoas presentes, ela lembrou que cada um e cada uma é muito importante para servir a Deus!

Após a reflexão, a atividade foi ao ar livre. A proposta era se deliciar com marshmallows e cantar muitas músicas em volta da fogueira.

Já o domingo iniciou com uma meditação conduzida pelo Cat. Me. Daniel Ricardo da Costa. A manhã seguiu com uma conversa com representantes da Faculdades EST sobre dons e vocação. Logo após, foram realizadas oficinas com os e as jovens. Os temas eram: Dinâmica de grupo e Jogos para Paz (SERPAZ); Teatro; Equitação; Oficina de música – Canto e instrumento; e Inclusão. Após o almoço, a Pa. Ermelinda Klitske, ministra na Comunidade Bom Pastor em Esteio, no Sínodo Rio dos Sinos, realizou mais um momento de meditação. Em seguida, os jovens participaram de uma divertida gincana, preparada por integrantes do COSIJE. Na noite de domingo, o momento de meditação aconteceu ao ar livre, à luz de velas, sob a condução da Pa. Cláudia Schaidhauer Pacheco, de Dois Irmãos. Ela convidou todas as pessoas ao movimento e a refletirem sobre o amor. Depois de os e as jovens partilharem com o grande grupo os aprendizados nas oficinas, a noite encerrou com muita música e integração no salão.

O último dia do acampamento já começou em clima de despedida. O culto de encerramento ocorreu na manhã de segunda-feira. A celebração eucarística foi conduzida em conjunto pela Pa. Francinne, pelo Cat. Daniel e pelo Pastor Sinodal Eduardo. O P. Eduardo, em sua prédica, destacou que nosso objetivo, como pessoas cristãs, é colocar nossos dons a serviço da vida.

Foram estendidos agradecimentos ao P. Augusto Cesar Klug, da Paróquia União de Montenegro, que deixa a Orientação Teológica do COSIJE. Passa a fazer parte da coordenação o Cat. Me. Daniel Ricardo da Costa, de Igrejinha.

O sínodo agradece, de maneira especial, aos ministros e às ministras presentes no primeiro Acampamento Sinodal de Carnaval: P. Sinodal Me. Eduardo Paulo Stauder; Pa. Em. Rosane Zirbes; Pa. Ma. Francinne Kerkhoff; P. Paulo Franke; Diác. Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira; Pa. Claudia Schaidhauer Pacheco; Pa. Louvani Kuhn Hirt; P. Jorge Rucks Hirt; Cat. Me. Daniel Ricardo da Costa; Min. Cand. Tiago Quinot; Pa. Bianca Goede Giesch e Pa. Ermelinda Klitske, que aceitaram o convite para conduzir palestras e meditações ao longo da programação. Um agradecimento especial também à Diretoria do Conselho Sinodal, que auxiliou nos preparativos para o acampamento e às pessoas responsáveis que se dedicaram a cuidar dos e das jovens, proporcionando um final de semana alegre, repleto de cuidado, zelo e segurança.

O acampamento encerrou com o almoço com um “gostinho de quero mais”, em clima de alegria e gratidão pelo tempo em conjunto, e com muitas expectativas para o próximo – já com data e local confirmados! Em 2025 tem muito mais!