|

Dentre o planejamento da celebração dos 200 Anos de Presença Luterana, o Domingo de Pentecostes será de grandes encontros no Sínodo Norte Catarinense. É o dia em que Comunidades e Paróquias estarão reunidas localmente para celebrar do Jubileu. O propósito é todas as comunidades celebrando ao mesmo tempo numa grande comunhão cantando os mesmos hinos, estudando a mesma Palavra e se fortalecendo na mesma história confessional e testemunho de Cristo.

Além dessa marca, o planejamento envolve ações diaconais, de cuidado com a criação de Deus, de educação cristã e de divulgação da Igreja Luterana. No âmbito das ações diaconais está a meta de cada Comunidade do Sínodo arrecadar 200 Kg de alimentos, 200 Kg de roupa, 200 pessoas doando sangue e visitando 200 pessoas ou famílias. São ações de amor, a partir da fé em Cristo, destacando a relevância da presença luterana nos contextos locais.

Já na área da justiça ambiental, a meta é cada Comunidade recolher 200 Kg de materiais recicláveis, coletar 200 litros de óleo de cozinha usados, promover a reciclagem de banners, além de plantar 200 árvores. O objetivo é o compromisso da presença luterana em cada local com o zelo e o cuidado com a criação.

A área da Educação Cristã Contínua terá uma gincana bíblico-histórico-confessional com 200 perguntas, além da distribuição da Revista Amigo das Crianças para crianças nascidas em 2017. O objetivo é motivar o aprendizado da fé cristã e a importância da confessionalidade luterana.

Com o objetivo de divulgar a existência da Igreja Luterana e suas instituições, estão sendo organizados 200 vídeos – em torno de um minuto cada. Deseja-se intenswificar a visibilidade e publicidade da Igreja nas redes sociais. Além disso, painéis com a logomarca dos 200 Anos de Presença Luterana no Brasil estão sendo organizados.

Na área missionária no contexto sinodal, para a Campanha Vai e Vem, a meta do Sínodo Norte Catarinense é arrecadar R$ 200.000,00, em 2024. O incentivo é o fomento a novos projetos missionários e a novas comunidades onde a Igreja Luterana ainda não está presente.

De acordo com o Pastor Sinodal, Dr. Claudir Burmann, “é um ano ímpar para impulsionar missionariamente toda Igreja em todo Brasil; inúmeras ações se tornarão permanentes localmente; queremos crescer de forma integral: na qualidade de nossas ações e testemunho de fé, convidando novas pessoas a se juntarem à comunhão confessional luterana”, conclui.