Em Agrolândia, Dia Mundial de Oração…
Suportem uns aos outros (Efésios 4.1-7).
Assim o apóstolo Paulo orientou aos irmãos em Éfeso. Tal palavra bíblica, as mulheres da Palestina resgataram como desafio no Dia Mundial de Oração/2024. À primeira vista, trata-se somente de um conselho prático à boa convivência. Ou seja, é necessário “aguentar” aqueles que são chatos ou que tem opinião divergente da nossa na igreja.
Todavia, a teóloga Cleris Regina Seffrin – que serve no Ancionato Recanto do Sossego (Braço do Trombudo/SC – deixou claro que o desafio é bem maior e provém da atitude básica do Evangelho. Ou seja, simplesmente AMAR. Na verdade, suportar é dar amparo àquele que está enfraquecido.
Ao mesmo tempo, se deixar amparar quando nos sentimos fracos. Interessante é que o desafio parte da Palestina, nação pobre do Oriente Médio, sob constante conflito interno e externo, seja religioso ou político. Eis aí uma palavra que desacomoda, leva à reflexão e chama à ação, iniciando dentro da nossa própria casa e também círculo de amizades, o que inclui a Comunidade.
Em Agrolândia o Culto pelo DMO ocorreu na sexta-feira, dia 1º de março à tarde, envolvendo as senhoras da OASE, mas não somente. Também homens, jovens e crianças marcaram presença. A dinâmica das mãos proporcionou um momento de compreensão do que é amparar e ser amparado. Por outro lado, a dinâmica do balão nos comprometeu à prática da oração, pensando em si e naqueles que, à nossa volta, estão fragilizados.
As fotos são de Cacá Schieck e, em anexo, a liturgia em PowerPoint.