MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB – Março 2024
Estimada IECLB!
Que boa notícia nos traz o lema deste mês! Gratidão a Maria Madalena, Maria e Salomé, que foram ao túmulo para embalsamar Jesus, o Messias morto na cruz, e receberam a boa notícia: Cristo ressuscitou!
O mês de março iniciou com duas celebrações importantes: o Dia Mundial de Oração e o Dia Internacional da Mulher. No primeiro, mulheres da Palestina motivaram pessoas cristãs ao redor do mundo a se unirem a elas em oração, partilhando suas dores e sofrimentos e clamando pela paz. Igualmente, no dia 8 de março, lembramos que mulheres clamam por relações justas entre as pessoas.
Durante 2024, muitos grupos de mulheres, assim como muitas Comunidades, dedicam-se à tarefa de resgatar sua história. No caso das mulheres, sua história tem sido, em boa medida, negligenciada ou silenciada nos 200 anos de Presença Luterana no Brasil. A resiliência das mulheres foi determinante no enfrentamento às dificuldades encontradas na imigração e consequente instalação em novas terras. Certamente não lhes faltou o medo! Mas hoje reconhecemos que seu protagonismo impeliu o crescimento de Comunidades, onde força, dedicação, vitalidade e principalmente fé no Cristo ressurreto foram o suporte para vencer o desânimo e preservar a esperança por dias melhores. Gratidão a mulheres e homens que, além das dificuldades, edificaram Comunidades. Isso é razão e motivo de ser lembrado e celebrado neste tempo de Jubileu de 200 anos!
Sob o anúncio Não tenham medo! seguimos firmes no testemunho rumo à Semana da Paixão e Páscoa. Testemunhar o amor de Deus no Cristo que venceu a morte suscita em nós indagações e inconformismo. Vivemos tempos difíceis. Como não temer? Há tantos males que nos impõem medo, insegurança e nos imobilizam, gerando em nós o sentimento de impotência e incapacidade de ouvir a palavra do Ressuscitado. Há guerras que assombram a humanidade e que causam vítimas inocentes, dentre as quais número grande de crianças. Cristo, o ressuscitado, deseja a paz!
Por isso, clamamos a Deus que renove a cada dia em nós a capacidade de perceber a realidade de dor e sofrimento ao nosso redor e no mundo e nos sensibilize para a diaconia solidária.
Diante do túmulo vazio as mulheres se dão conta de que, na manhã da Páscoa, a vida ganha um novo sentido. Assim como para aquelas mulheres, a Páscoa faz brotar em nós, nas lideranças e nas Comunidades, um forte anseio de sermos seguidoras e seguidores do Ressuscitado.
Sigamos na fé, na oração, no testemunho, como Comunidades que encantam, acolhem, transformam e celebram a vida com gratidão e alegria. Com fé no Ressuscitado vencemos o medo. A vida venceu a morte! Que nessa certeza possamos celebrar a Páscoa!
Feliz e abençoada Páscoa a você, sua família e sua Comunidade!
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente