|

 

Novo Portal Luterano: Iluminando caminhos com fé e tecnologia

Acompanhe a entrevista com o P. Dr. Emilio Voigt, Coordenador do Portal Luterano e do Aplicativo IECLB, e fique por dentro das mudanças no Portal Luterano.

Qual é a função do Portal Luterano?

O portal nasceu com o objetivo de ser instrumento de comunicação de e para Comunidades, Paróquias, Sínodos, Instâncias Nacionais, Instituições e Setores de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Ele é um espaço amplo de divulgação do Evangelho de Jesus Cristo e dos valores da IECLB.

 

O que levou à reestruturação do Portal?

O Portal existe há duas décadas e, neste período, passou por alguns processos de mudanças. A modificação realizada neste momento procura adequar o Portal aos avanços tecnológicos e às necessidades das pessoas que o utilizam. A essência não muda! Nosso Portal renovado celebra a união da tradição e da tecnologia, refletindo os valores fundamentais de fidelidade ao Evangelho de Cristo, comunhão e dignidade para todas as pessoas.

Imagem com os dizeres: Iluminando caminhos com fé e tecnologia
Iluminando caminhos com fé e tecnologia

Como foi possível detectar as necessidades das pessoas?

No segundo semestre de 2022 foi realizada uma pesquisa com 65 pessoas dos 18 Sínodos que compõem a IECLB. Nela, 98% das pessoas indicaram ser importante que Sínodos, Paróquias, setores de trabalho e instituições vinculadas mantenham a possibilidade de publicar conteúdos. De acordo com a pesquisa, os aspectos considerados mais positivos no Portal são a vasta oferta de conteúdos, as notícias, a possibilidade de localização de comunidades. Entre os problemas, destacam-se a dificuldade de encontrar conteúdos, o layout desatualizado e o painel de administração.

No primeiro semestre de 2023 foi realizada nova pesquisa, com mais questões, e com participação ampliada de 560 pessoas. Essa pesquisa confirmou os aspectos positivos e os problemas apontados anteriormente. Ela também trouxe importantes indicações sobre o que as pessoas buscam e o que esperam do Portal.

De forma resumida, as principais razões para acessar a plataforma são os materiais de estudo, representando 43,3%, seguido das notícias, com 41,5%. Devoções diárias aparecem como a terceira motivação, com 22,9%, e na sequência, temos os conteúdos sinodais, com 15,2 %.

Motivos para acessar o Portal

Quais são as principais mudanças implementadas?

O aspecto visual mudou significativamente. A cor básica segue o símbolo da IECLB e as páginas internas possuem mais possibilidades de personalização. Considerando que a maioria dos acessos acontece a partir de aparelhos celulares, buscamos uma navegação mais fluída em dispositivos móveis. A página inicial e a barra de menus contêm menos elementos, o que corresponde às boas práticas de navegação e atende os anseios indicados nas pesquisas. O mecanismo de busca considera todo o conteúdo e não somente títulos ou palavras-chave. Há uma integração maior com o canal de YouTube da IECLB. Em termos de acessibilidade, buscamos não apenas soluções para aumento do tamanho de fonte e de contraste, mas para diminuir barreiras e facilitar o uso de tecnologias assistivas.

E o que aconteceu com o nome do Portal?

Uma mudança sutil, mas muito importante, está no nome: agora é Portal Luterano (sem o “s” no final). A designação “Portal Luteranos” pressupõe o foco nas pessoas: um espaço de “luteranos”. É um excelente pressuposto, porque um portal é um espaço de encontro de pessoas! A linguagem, entretanto, não é inclusiva. Poderíamos mudar para “Portal luteranos e luteranas”, mas o nome ficaria extenso e a experiência indica que se escolhe o caminho mais curto. Isto significa que muita gente continuaria dizendo: “Portal luteranos”.

O nome “Portal Luteranos” já é consolidado, e queremos preservar um legado de décadas. A designação “Portal Luterano” se refere ao substantivo masculino “portal”, e não mais a “pessoas”. Esta mudança coloca o conteúdo em primeiro plano: é um Portal de conteúdo evangélico luterano. Obviamente, a mudança não impede que pessoas luteranas se “encontrem” no Portal.

O endereço oficial também mudou para www.luterano.org.br. O endereço antigo continua ativo e direciona para o novo Portal.

Imagem com descrição das melhorias do Novo Portal Luterano
Portal renovado em tecnologias e funcionalidades

Além da sua coordenação, à frente do projeto, quem mais está envolvido no processo?

Para o desenvolvimento do Portal Luterano foi contratada a Aceleradora N1, uma empresa especializada em design e marketing. Uma equipe multidisciplinar de 9 pessoas atuou nas diversas fases do projeto, que teve seu início em março de 2023. Na fase de desenvolvimento, que é o período mais longo, realizamos reuniões diárias, chamadas dailys. Na daily, feita por videoconferência e com tempo limite de 15 minutos, são apontadas as tarefas do dia e possíveis impeditivos. Em reuniões semanais fazemos a avaliação do trabalho realizado e a indicação dos próximos passos. Todo o processo é documentado em ferramentas online de gestão de projetos. A IECLB também conta com a consultoria do Grupo Menthor, que acompanha as reuniões semanais e se ocupa especialmente com a avaliação técnica do projeto.


Quais são os passos para o lançamento do Portal Luterano?

O lançamento do Portal Luterano terá diferentes etapas. A primeira etapa, que acontece em março de 2024, contém uma versão bastante funcional, porém ainda não completa. As páginas de Sínodos e Paróquias ainda não contêm todos os conteúdos planejados. Da mesma forma, páginas de instituições vinculadas precisam ainda ser desenvolvidas. Em todo caso, o Portal é um “organismo vivo” que está em constante atualização. Além de conteúdos novos, novas funcionalidades e tecnologias serão implementadas.

O atual Portal Luteranos será mantido até o final de março de 2024 no mesmo endereço e depois permanecerá por mais um tempo no endereço www.legado.luteranos.com.br.


Como funcionará a inserção de novos conteúdos?

Sínodos, Paróquias e instituições vinculadas receberão credencial de acesso e poderão fazer a inserção de conteúdos em sua respectiva instância. Este procedimento já acontece há anos. O que muda é o sistema de administração. O Portal Luterano é desenvolvido com base no WordPress, o Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) mais utilizado no mundo. O WordPress é um programa de código aberto e esperamos que nos ajude a facilitar e a aprimorar a administração dos conteúdos.


Quais são as expectativas em relação ao Portal Luterano?

O Portal Luterano tonou-se uma referência na internet. Isto somente foi possível porque inúmeras pessoas se dedicaram e se dedicam diariamente à missão de testemunhar o Evangelho neste ambiente digital. De forma especial, lembramos do Pastor Dr. Rolf Schünemann, que dedicou 16 anos de Ministério à Coordenação Eclesial do Portal (2007-2022).

O Portal é um espaço comunitário e construído em mutirão. Desejamos que assim continue e que mais pessoas e instâncias da IECLB aproveitem este espaço. Também desejamos que ele continue sendo um espaço em que as pessoas, independentemente de seu credo, encontrem bons fundamentos para a vida.