Na noite da terça-feira, dia 02/04/2024, aconteceu o 2º Encontro Preparatório para o Fórum de Missão da IECLB. O Fórum de Missão acontecerá nos dias 10 a 14 de abril de 2024, em São Leopoldo/RS, sob o tema: “Do Atendimento e Manutenção para o Crescimento Integral”.
O 2º Encontro Preparatório reuniu mais de 100 pessoas, representando Sínodos, Setores de Trabalho e Instituições vinculadas à IECLB. O objetivo do encontro foi refletir sobre definições missiológicas e relacioná-las à visão de crescimento integral da igreja. A reflexão foi orientada pela palestra do Pastor Dr. Paulo Afonso Butzke: A Missão do Triúno Deus e a Missão da IECLB.
O P. Paulo, que é coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB, destacou teses missiológicas consensuais que orientam a definição de missão. É consenso que a igreja não tem uma missão: é a missão de Cristo que cria a sua igreja. Dito de outra forma, a igreja não possui uma missão – ela participa da missão que o Deus Triúno realiza neste mundo.
A Missão de Deus é fundamentada na teologia da Trindade e no profundo amor do triúno Deus por nós. A generosidade e a autodoação são as marcas essenciais do Deus Triúno. Desta percepção a respeito de Deus surgem as perguntas: como a Igreja pode melhor servir à Missão de Deus, sendo movida por generosidade e autodoação? E como a Missão de Deus pode ser tornar a paixão da Igreja?
A IECLB respondeu a essas perguntas no documento Missão de Deus – Nossa Paixão: “A missão integral de Deus, compreendida como a comunicação do amor de Deus, dá-se no testemunho missionário da fé (evangelização), na vivência concreta do Corpo de Cristo (comunhão), no agir restaurador e curador (diaconia) e na celebração do amor divino (liturgia).”
Depois de apresentar definições missiológicas e fundamentos bíblico-confessionais, Butzke levantou o desafio para a conversão da mentalidade eclesiástica:
“Se nosso foco for só a manutenção e o atendimento, então pouca ou nenhuma energia será destinada para a missão.
Se nosso foco for a missão, então a vida eclesiástica será dinamizada e provavelmente iremos experimentar renovação da vitalidade de nossas comunidades e o crescimento de nossa igreja.”
Após a palestra, houve um momento para atividade de reflexão individual e em pequenos grupos. Da reflexão individual surgiu uma nuvem de palavras destacando os sentimentos daquele momento. Em grupos, participantes dialogaram sobre como Deus atua através de nossas Comunidades.
O encontro foi conduzido pelo Pastor 1º Vice-Presidente e Secretário de Missão, P. Odair Airton Braun. A meditação esteve a cargo do Pastor 2º Vice-Presidente, P. Dr. Mauro Batista de Souza. O Secretário-Geral, Pastor Marcos Bechert, conduziu a oração final e a Pastora Presidente, Pa. Sílvia Beatrice Genz, a bênção e o envio.