|

 

Acompanhe aqui o resumo das atividades do Fórum de Missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na tarde e noite do dia 12/04/2024:

 

 

MISSÃO DA IGREJA: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E MONITORAMENTO

 

Adelino Sasse, Vice-Presidente do Conselho da Igreja e Diretor de Negócios de um sistema cooperativo, abordou a temática do planejamento. Sasse iniciou sua exposição destacando a necessidade de começar pelo propósito: “A rotina devora a estratégia no café da manhã”. Se não houver clareza de propósito, a rotina não permitirá mudanças. Indicativos básicos para a definição de propósito são as questões: Por quê? Como? O quê?

 

O planejamento é fundamental para as organizações porque fornece uma direção a seguir. Através do planejamento é possível alcançar fortalecimento da motivação; aumento da produtividade; priorização de tarefas; assertividade na tomada de decisões; alinhamento de toda equipe.

 

Mas o simples ato de planejar não garante sucesso, porque um planejamento também está sujeito a falhas na execução. Estas acontecem especialmente quando há falta de alinhamento organizacional; comunicação inadequada; metas muito ambiciosas; falta de recursos; resistência a mudanças; monitoramento e avaliação insuficientes; falta de liderança e apoio da gestão.

 

Um planejamento pode ser feito a partir de modelos tradicionais, a exemplo da Análise SWOT e Modelo de Porter, ou de modelos ágeis, a exemplo de OKR (Objectives and Key Results – objetivos chaves de resultado), Scrum Estratégico e Kanban Estratégico. Em alguns modelos, a pessoas que é líder diz o que deve ser feito; em outros, a pessoa líder inspira e influencia.

 

Após citar casos de planejamento em âmbito corporativo e na igreja, Sasse finalizou sua explanação destacando os elementos que considera fundamentais em um planejamento:

 

 

 

RENOVAÇÃO DA VITALIDADE COMUNITÁRIA A PARTIR DA ELCA

 

Assim como no dia anterior, mais uma vez os representantes da Igreja Evangélica Luterana nos Estados Unidos (ELCA) compartilharam experiências e trouxeram impulsos para refletir sobre a vitalidade comunitária.

 

Também na ELCA o declínio da vitalidade congregacional é perceptível. Para renovar a vitalidade missionária e responder aos desafios contemporâneos, a ELCA busca, em primeiro lugar, observar a perspectiva bíblica. A partir da perspectiva bíblica e do contexto de atuação, surgem experiências locais e sinodais de revitalização. Também a Sede Nacional da ELCA procura criar iniciativas que incluem ministérios estratégicos, Iniciativas colaborativas e desenvolvimento de liderança.

 

A ELCA percebeu que, para promover a vitalização de igrejas, é preciso mudar prioridades. A mudança se dá especialmente em 4 aspectos:

– Da criação de novas igrejas para o evangelismo

– De membros para o discipulado

– De uma igreja liderada por ministras e ministors para liderança partilhada com pessoas leigas

– De uma igreja monocultural para uma igreja multiétnica

 

Por fim, nossos parceiros da ELCA deixaram algumas provocações:

– Aprender a arriscar coisas novas

– Envolver novas e diversas gerações

– Ecologia mista entre igrejas existente e novas expressões

– Conectar Palavra e Sacramento / Palavra e Serviço com predisposição missional

– Ter abertura e adaptar-se a novas aventuras

 

 

PARTILHA DE PRÁTICAS INOVADORAS

 

Na parte da noite, foram apresentados experiências de inovadoras em três Sínodos da IECLB:

 

Sínodo da Amazônia: Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Centro de Rondônia, em São Miguel do Guaporé/RO

Sínodo Rio dos Sinos: Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Vale dos Três Forquilhas, em Itati/RS

Sínodo Sudeste: experiência de trabalho com jovens – Deus é castelo forte e bom – versão hip hop

 

A oração da noite – na forma de celebração de Taizé – encerrou mais um dia intenso de Fórum de Missão.

 

 

Acompanhe as notícias e materiais do fórum clicando aqui

 

Veja as fotos deste dia em: https://flic.kr/s/aHBqjBmdLy