Em 2024, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) celebra com alegria e gratidão os 200 anos de presença luterana no Brasil.
O dia 3 de maio de 1824 é a data da chegada de imigrantes europeus em Nova Friburgo/RJ e marca também a fundação da primeira comunidade luterana no país.
O primeiro ofício realizado nesta comunidade foi o sepultamento do pequeno Peter Leopold, filho do Pastor Sauerbronn com a sua esposa Charlotte Wilhelmine Kühlenthal. A criança nasceu no dia 17.11.1823 no navio que fazia a travessia da Europa para o Brasil. A mãe faleceu no dia seguinte e foi sepultada em alto mar. O pequeno Peter veio a falecer em terra firme e foi sepultado no dia 13.05.1824. Estes dois sepultamentos não puderam ser acolhidos pelo badalar dos sinos.
Sinos badalam para expressar solidariedade na dor. Mas também para convidar ao louvor e gratidão. A comunidade de Nova Friburgo badalará os sinos por 1h, a partir das 18h do dia 3 de maio, e convida as comunidades da IECLB a participarem deste movimento. Cada comunidade pode escolher o horário e a duração. Pode badalar os sinos por 1h, por 20 minutos, com 200 badaladas ou mesmo com 20 badaladas, no horário que for oportuno. Importa mostrar que somos um só corpo em Jesus Cristo.
Confira a íntegra do convite logo abaixo, em REDE DE RECURSOS – Arquivos para download.