A Assembleia Sinodal do Sínodo Norte Catarinense mobiliza, todos os anos, um grande conjunto de lideranças, ministras e ministros. Assim também foi em 25 de maio de 2024. Aproximadamente, 250 delegadas e delgados estiveram reunidos na Comunidade da Ressurreição, Paróquia Luz do Mundo, na Estrada da Ilha, Joinville/SC.
O local do Encontro carrega consigo um tom especial: foi onde em outubro de 1905 foi fundado o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul. Desde logo, a ênfase desse Sínodo foi o destaque à confessionalidade luterana, que décadas posteriores foi definitivamente assumida pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
A pregação do culto de abertura esteve baseada na parábola do semeador e foi conduzida pelo P. Dr. Paulo Afonso Butzke. Na sequência, a Pa. Iraci Wutke expôs uma palestra a partir de Mateus 28.16-20: ir e fazer discípulos. Já o P. Dr. em. Henrique Krause fez alguns destaques relativos à história do Sínodo Luterano, que originou sua tese de doutorado.
Os relatórios administrativos evidenciaram o zelo e cuidado na condução. Os relatórios de atividades disponibilizados apontaram ao grande volume de investimento na qualificação de lideranças das diferentes áreas. Em seu relatório, o P. Sinodal Dr. Claudir Burmann deixou o desafio para o próximo período: “A partir das novas metas missionárias, a serem aprovadas no Concílio da Igreja, em outubro de 2024, Sínodo, Paróquias e Comunidades construírem seu planejamento estratégico missionário, visando o crescimento integral – qualitativo e quantitativo como Igreja”.