“Por que vocês são tão medrosos? Como é que ainda não tem fé?” Marcos 4.40
Quando criança, tinha medo de dormir sozinho em noite de temporal. Bastava alguns relâmpagos e trovões, logo pegava meu colchão, o travesseiro e seguia para o quarto onde meus pais estavam. Embora isso não fizesse com que o temporal fosse embora, me sentia protegido e confiava que nenhum mal poderia me acontecer.
Muitas vezes, é difícil nos desfazer de nossas angústias em meio às tempestades da vida. Medo de um futuro incerto, medo da perda, medo do julgamento, medo dos filhos saírem de casa, do casamento terminar, medo do diagnóstico do exame feito, entre outros. Os medos que enfrentamos são acompanhados de tempestades que por vezes nos alcançam e que fazem parte da vida cristã. Em nenhum lugar do Novo Testamento vamos encontrar Jesus nos prometendo que não teríamos tempestades em nossa vida, mas Ele nos deixou a promessa de permanecer conosco em meio a elas (Mateus 28.20b).
Martim Lutero, no Hino Castelo Forte, escreve na quarta estrofe: “As armas o Senhor nos dá: Espírito, Verdade”. É pela ação do Espírito Santo que recebemos a fé. A fé nos convida a uma entrega total do controle de nossa vida a Deus. Só assim poderemos, como Jesus, dormir em paz em meio às nossas tempestades e medos. Afinal, Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação (Salmo 46.1).
Oração: Amado Deus e Pai, em meio às tempestades da vida, onde o medo do desconhecido e as incertezas nos assombram, encontramos conforto na promessa de que Tu és nosso refúgio e fortaleza. Permita que depositemos nossa fé em ti, que não nos deixa sós nas tempestades, mas tenhamos a certeza de Sua presença constante ao nosso lado. Por Cristo, amém!
Augusto Cesar Klug
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana União em Montenegro