|

“O que nos conecta com a palavra bíblica de Atos dos Apóstolos e com a história dos nossos imigrantes é que a fé só existe quando está em relação com a outra pessoa. A igreja de Jesus só tinha razão de existir em Atos, porque existia para a outra pessoa. Não existe uma fé que só está envolvida pelo eu. A igreja de Atos só entende a sua missão a partir da ação junto às pessoas que Deus coloca ao seu alcance. Esta é a marca da intencionalidade: que a fé é um dom gratuito de Deus que te coloca em movimento para servir em amor. A igreja são as pessoas. Eu não posso ser igreja sozinho, só posso ser igreja na entrega da companhia de irmãos e irmãs. Por mais desafiador que seja, romper o individualismo, também da fé, é uma constante para uma igreja luterana”, pregou o pastor sinodal Alan Schulz, no culto do Dia da Igreja, em 07 de julho, no Pavilhão de Eventos em Brusque/SC, para uma plenária com 3.500 pessoas. 

A celebração foi a reunião de todas as atividades que aconteceram durante o dia. O altar estava cheio de obras confeccionadas pelos setores de trabalho nos seus estandes, com a participação das pessoas que por ali visitavam as atividades. A OASE confeccionou uma grande colcha de retalhos, com a identidade de diversos grupos comunitários; a Juventude Evangélica preparou uma cápsula do tempo; o Culto Infantil organizou cartas para crianças atingidas no Rio Grande do Sul; a Pastoral da Pessoa com Deficiência fez uma árvore com mensagens em borboletas; a Legião Evangélica coordenou uma campanha para atingidos pela tragédia gaúcha. Entre outras ações, as coordenações sinodais puderam apresentar as atividades e convidar as pessoas para se engajarem na caminhada. No estande do Sínodo Vale do Itajaí, uma grande cruz com as impressões digitais dos participantes foi construída. Também estava à disposição uma tenda da espiritualidade para orações e aconchego. 

Música e Investidura

Uma orquestra, composta de 60 musicistas advindos de diversas comunidades do Vale, coordenou o louvor durante a celebração, sob a condução da maestrina Daniela Weingärtner. A pastora Aline Danielle Stüewer foi investida no culto para a função de vice-pastora sinodal. O ato litúrgico foi coordenado pelo 1º vice-presidente da IECLB, pastor Odair Airton Braun, e teve como assistentes o pastor Siegfried Baade e a pastora Taís Doriléa Kind Strelow. 

A orquestra e o coro infantil do Colégio Cônsul Carlos Renaux abriram as programações. Na sequência, um encontro de coros abrilhantou o evento. A Superintendência dos Correios de SC coordenou o lançamento do selo especial em comemoração aos 200 anos de Presença Luterana no Brasil. O pastor Odair e o pastor Alan foram convidados ao palco para representar a IECLB no ato das obliterações. Além deles, o presidente do Clube Filatélico Brusquense, Jorge Paulo Krieger Filho, e o diretor-geral do Colégio Cônsul, professor Otto Hermann Grimm, também foram agraciados. 

Exposição

A Fundação Luterana de Diaconia teve um grande estande com expositores do programa “Rede de Comércio Justo e Solidário”. As escolas da Rede Sinodal também apresentaram as atividades na área do ensino. Estiveram presentes o Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, a Escola Barão do Rio Branco e o Educação Infantil Princesa Isabel, de Blumenau, e o Colégio Dr. Blumenau, de Pomerode. A Livraria Martin Luther teve um estande para exposição de literatura evangélico-cristã. A Rádio União FM fez uma cobertura no local. 

“Hoje é um dia histórico. Voltamos a nos reunir como Sínodo em um Dia da Igreja. As paróquias de Brusque – Bom Pastor, Martim Lutero e Unidos em Cristo – recebeu todas as pessoas de braços para comemorar os 200 anos de Presença Luterana no Brasil. Que este encontro seja inspiração e motivação para as comunidades viverem a espiritualidade. Que venham próximos encontros como este para sempre de novo reafirmamos a nossa caminhada conjunta”, comemorou o presidente do Conselho Sinodal Cristian Fuchs.