|

Prédica – Lucas 2.1-7

Noite de Natal – 24/12/2024

 

24/12/2024 – Noite de Natal

Prédica: Lucas 2.1-7

Leituras: Isaías 11.1-9 * Salmo 96 * Romanos 1.1-7 ou Gálatas 4.4-7

P. Volmar A. Saueressig – Paróquia Sinop/MT

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

 

É motivo de alegria podemos celebrar mais um Natal. Saúdo a todos com a Palavra Bíblica de Lucas 2.11: “O anjo disse aos pastores: Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

Como é bom saber que nós temos um Deus que nos ama tanto, a ponto de vir a esse mundo, como nosso Salvador. Louvemos e adoremos ao nosso Deus, cantando:

CANTO DE ENTRADA

Nº 367 LCI – Cristo, nome glorioso

Ou: Nº _______________________________________________________________

SAUDAÇÃO

Sempre que nos reunimos em culto, nós o fazemos em nome do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº 371 LCI – Uma estrela brilhou lá no céu

Ou: Nº _______________________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Amados! Em Isaías 1 lemos: “Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã”.

É neste certeza que neste momento queremos nos dirigir a Deus em oração.

Oremos:

Querido Deus e Pai! Como é bom chegar a tua presença e poder depositar aos pés, tudo aquilo que está atrapalhando a nossa comunhão contigo e uns com os outros. Sabemos pela tua palavra, que pecamos em pensamentos, palavras e atitudes.

Sabemos também que o nosso pecado prejudica a nossa comunhão contigo e também com o nosso próximo. Por isso, chegamos humildemente a tua presença e pedimos: Perdão!

Pedimos também que o Senhor nos oriente e nos ajude a vivermos a nossa vida de acordo com a Tua Palavra, para que nossa vida não seja pedra de tropeço para ninguém. Oramos, em o nome de Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO

Em 1 João 1.9 lemos: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Se você, confessou com sinceridade teus pecados ao Senhor, saiba que Ele te perdoou. Amém!

KYRIE

No Natal Deus veio ao nosso encontro através de seu filho Jesus Cristo. No entanto, são mutas as pessoas que ainda não aceitaram a mensagem de salvação. Por isso, ainda há tanta dor, tanta maldade no mundo. Por todos aqueles e aquelas que sofrem, cantemos: Pelas Dores Deste Mundo Ó Senhor – n. 56 do LCI.

GLÓRIA IN EXCELSIS

Deus se inclina ao nosso clamor! Deus ouve nossas orações, ouve nossos pedidos. Em Jesus Cristo, Deus revela sua glória a toda a humanidade. Louvemos à presença e à glória de Deus, cantando: 379 LCI – Gória in Excelsis Deo.

ORAÇÃO DO DIA

Querido Deus e Pai! Como é bom poder estar na tua casa, nesta noite em que celebramos o teu nascimento, e somos lembrados de teu grande amor por nós. Acampa com teus anjos ao redor desse templo.

Não permita que nada e ninguém venha a nos distrair e impedir de ouvirmos o que Tu tens preparado para cada um de nós. Abra nossos ouvidos, mentes e corações e dá-nos a compreensão de Tua Palavra. Que ela seja alimento para nossa alma e luz para o nosso caminho.

Oramos em o nome de Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Isaías 11.1-9

2ª Leitura Bíblica: Salmo 96

3ª Leitura Bíblica: Romanos 1.1-7 ou Gálatas 4.4-7

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 379 LCI – Surgem Anjos Proclamando

PREGAÇÃO

VAMOS CONVIDÁ-LO OU REJEITÁ-LO?

Amados(as) do Senhor!

Pelo amor e pela graça de Deus estamos comemorando mais uma noite de Natal. Nessa noite, em muitas casas, haverá uma ceia bem especial, troca de presentes… No entanto, sequer lembrarão de homenagear o aniversariante: Jesus!

Para nós, cristãos, natal é dia de alegria, de regozijo pelo nascimento de Jesus Cristo. É dia de relembrarmos o grande amor de Deus por nós… É dia de relembrarmos que Deus nos amou tanto, ao ponto de se fazer homem e habitar entre nós. Convido a lermos em conjunto o texto do Evangelho de Lucas, capítulo 2, os versículos 1 a 7:

1. Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se.

2. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria.

3. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.

4.José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,

5. a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

6. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,

7. e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.

No verso 7, Lucas nos diz que:

1. NÃO HAVIA LUGAR PARA ELES NA HOSPEDARIA

Devido ao decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se, José a Maria saíram da cidade de Nazaré e percorreram uma distância de 145 Km até Belém. Para nós, que moramos no Mato Grosso, 145 Km não é nada. É logo ali.

Mas, numa época em que não havia estradas pavimentadas; onde o meio de transporte era o expresso canelinha (isto é, a pé) ou andar sobre o lombo de um burrinho, 145 Km não era pouca coisa, mas, vários dias de viagem.

E, no caso de José e Maria, havia mais um agravante. Maria estava no período final de sua gravidez.

Vencidos os cansativos dias de viagem, eles finalmente chegaram à região de Belém. Imagino que as primeiras casas que procuraram, foram as casas de seus parentes. Esperavam acolhimento, ajuda, ainda mais nas condições que Maria se encontrava. Mas, não foram acolhidos em nenhuma casa. Tentaram alugar um quarto numa das hospedarias da cidade, mas, não havia vaga.

Fico imaginando quão apreensivo deveria estar o coração de José. Lembrem queridos que, naquela época, não havia maternidade e muito menos hospital. Os partos eram realizados nas casas, por parteiras.

José e Maria não tinham sequer uma casa e uma cama limpa para o nascimento do primeiro filho. Ao ler novamente essa história, fiquei pensando que não foi apenas há 2024 anos atrás que não havia lugar para Jesus nascer.

Ainda hoje, muitos corações estão fechados para Jesus. São muitas as famílias que ainda não convidaram Jesus para fazer parte do lar. Com certeza, neste noite de Natal, em muitas casas vamos encontrar pessoas trocando presentes, saboreando uma gostosa ceia…

Mas, o principal, foi deixado de lado. Jesus não foi convidado para a sua própria festa. Fico pensando em tatas ocupações que as pessoas arrumam para si: Estudo, trabalho, esporte, cursos, clube…

São tantos compromissos, que quando chega a hora do culto, bate aquela preguiça, pois estamos tão cansados que só queremos dormir, não sobra mais tempo para Jesus. A Palavra de Deus recomenda: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” – (Mateus 6.33).

Você sabe o que acontece quando um coração se fecha para Jesus? Ele se abre para o inimigo de nossas almas, o diabo. Veja o que Jesus afirma em Marcos 7.21-23:

21. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte,

22. os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências.

23. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras”.

Queridos! Que neste Natal, Jesus passa nascer também em nossos corações. Neste momento ele está dizendo: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” – (Apocalipse 3.20).

Convide Jesus para entrar. Mas, ao convidá-lo, esteja ciente de que Ele não vem para ser um hospede passageiro. Ele não vem para participar conosco de uma comemoração e depois vai embora.

Mas Ele vem para ficar. Ele vem para fazer parte de tua vida e da vida de tua família. Ele vem para mudar teu lar, teus relacionamentos; para trazer mudança na tua vida toda. Ele vem para ajudar a cuidar do teu coração.

Afinal, é tão fácil enchermos o nosso coração de prazeres passageiros; é tão fácil enchermos o nosso coração de coisas sem valor. O problema é que fazendo isso, não sobra mais espaço para Jesus.

Que nesse Natal, possamos abrir a porta do nosso coração a Jesus. Se assim o fizermos, podemos ter a certeza de que a Palavra de Filipenses 4.6-7 se tornará realidade em nossa vida: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Assim chegamos ao segundo ponto:

2- HÁ UM LUGAR NA ESTREBARIA

No versículo 7 lemos: “e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura…”.

O que é uma manjedoura? A manjedoura é um recipiente onde se coloca a comida para o gado doméstico, pois o lugar em que Jesus nasceu era um estrebaria.

Quem já entrou numa estrebaria, sabe que este não é um lugar adequado para a realização de um parto, pois não é um lugar esterilizado, e, normalmente, não cheira muito bem.

Mas, para Deus, isso não foi um empecilho. Deus mesmo purificou aquele lugar com o seu espírito, para que não houvesse nenhuma complicação na hora do parto.

Amado(a) do Senhor! Ao ler que Maria encontrou um lugar, para dar à luz ao salvador da humanidade, não pude deixar de pensar naquelas pessoas que abriram a porta do seu coração, da sua casa, para Jesus entrar.

Lembrei também das noites de Natal na casa de meus pais. Lembrei dos hinos que cantamos ao redor do pinheirinho. Lembrei da voz de meu pai, lendo para a família a história do nascimento de Jesus.

Também não pude deixar de pensar no meu próprio coração. Nos 17 anos que ele esteve ocupado com tantas coisas inúteis, correndo atrás de falsas alegrias. Não pude deixar de pensar no tempo que perdi, na dor e no desgosto que dei a meus pais por me recusar a viver uma vida cristã.

Se pudesse voltar atrás, faria muita coisa diferente, e evitaria com isso muita dor e muita tristeza. Também não pude deixar de pensar em tantos corações que, embora temerosos em se entregar totalmente por já terem se decepcionado com outras pessoas, finalmente conseguiram se entregar aos cuidados amorosos de Jesus.

– E você amado, amada do Senhor, já experimentou o amor de Cristo na tua vida?

– Você já o convidou a entrar em teu coração, em teu lar? Já permitiu que ele transformasse a tua vida?

Jesus quer o melhor para ti. Ele quer te ver feliz, realizado. Ele quer trazer paz ao teu coração. Ele quer te dar noites tranquilas de sono. Como diz o salmista: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro”.

Quando penso naquela estrebaria que acolheu a Jesus, penso em de tantas pessoas que neste momento estão sós. Penso naqueles pais que foram abandonados pelos próprios filhos; nos filhos abandonados por seus pais; penso naquelas pessoas que vivem pelas ruas, sem ter um lar, um aconchego.

Penso naquelas pessoas que já sofreram tanto na vida, e não conseguem sequer imaginar que alguém as ama e se importa por elas.

Talvez, neste momento, Deus esteja falando contigo. Talvez Ele está te enviando para levar amor, esperança, uma palavra de salvação para alguém. Não relute. Vai. E você verá que teu coração se encherá da verdadeira alegria.

Amado(a) do Senhor! Em Mateus 11 nos é dito que: “Jesus procura aqueles que estão cansados e sobrecarregados de carregar as suas pesadas cargas… para aliviar” – (Mt 11.28).

Se você, amigo ouvinte, sente um vazio em teu coração, deixe que Jesus o preencha. Se até hoje você viveu a tua vida pensando que ninguém te ama, saiba que Jesus te ama!

Ele veio deixou a glória e veio habitar entre nós, por amor a você! Se, por algum motivo você tem se sentido sozinho, saiba que Jesus prometeu que estaria sempre ao teu lado. E o que Ele promete, cumpre! Amém!

HINO: 381 LCI – Ó Vinde, fiéis

Ou: _________________________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ

Em resposta à Palavra que ouvimos, confessemos a nossa fé, com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai…

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 641 LCI – Os que confiam no Senhor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:

1. Aniversariantes

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

5._______________________________________________________

6._______________________________________________________

Querido Deus e Pai! Agradecemos por esse culto, pela comunhão, pelo louvor e pela adoração. Pedimos perdão se até hoje temos mantido a porta de nosso coração fechada para ti. Pai! Faça morada em nossa vida.

Ajuda-nos a vivermos conforme a Tua vontade. Encha o nosso coração da alegria da salvação, e, que esta alegria seja contagiante e cative mais e mais pessoas a fazerem parte de tua Igreja.

Pai! Colocamos diante de ti nossos pedidos. [Incluir aqui os pedidos listados]. Obrigado por podermos colocar tudo nas tuas mãos; obrigado por podermos crer e cofiar que nossa oração não voltará vazia, pois tu, ó pai, ouves e atendes a cada oração, segundo a tua vontade.

Intercedemos por todas as pessoas doentes, por todas as pessoas que estão hospitalizadas, acamadas. Intercedemos por aqueles que necessitam de uma cirurgia e aguardam uma vaga no hospital. Intercedemos pelos médicos e enfermeiros. Intercedemos por todas as famílias enlutadas. Intercedemos pela direção de nossa Igreja; pelos ministros; por todas as lideranças que não medem esforços para que o evangelho seja transmitido e vidas possam ser edificadas.

Pai! Obrigado que podemos sempre contar com a tua ajuda e com a tua orientação e também com a tua proteção.

Tudo o mais que teríamos a pedir e agradecer, resumimos através da oração que teu Filho, Jesus Cristo, nos ensinou a orar, dizendo: Pai Nosso…

PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para…

______________________________________

______________________________________

______________________________________

______________________________________

BÊNÇÃO

Vamos com a bênção de Deus: Que o Senhor te abençoe e te guarde …

ENVIO

Vamos em paz, e na certeza do amor de Deus por nós!