|

Os dias 27 e 28 de julho de 2024 foram dias memoráveis para luteranos e luteranas no Sínodo da Amazônia. Realizamos o Acampamento Sinodal de Famílias. Este grande evento foi dividido em dois: um no setor sul, abaixo do Rio Amazonas, que foi realizado no interior do município de Rolim de Moura/RO, e outro, no setor norte, acima do Rio Amazonas, realizado em Boa Vista/RR.

Celebramos os 200 anos de Presença Luterana no Brasil e os 54 anos de presença luterana na Região Norte do Brasil.

No setor Norte reunimo-nos em 110 pessoas. O P. Mauro Batista de Souza, 2º vice-presidente da IECLB apresentou aspectos históricos da formação da IECLB e aspectos teológicos centrais da fé luterana e as perspectivas da IECLB e as lideranças comunitárias contaram as histórias das duas comunidades e do Sínodo da Amazônia. As crianças apresentaram a IECLB presente em suas vidas e a Banda Castelo Forte e adolescentes do Ensino Confirmatório encenaram a ressurreição de Cristo. O culto de encerramento aconteceu no sábado a noite com pregação do P. Mauro. E no domingo foi tempo de fazer um passeio até a divisa do estado de Roraima com a Guiana, um tempo de comunhão e alegria.

O acampamento do setor Sul reuniu, aproximadamente, 520 pessoas, de todas as paróquias e comunidades com função paroquial. As reflexões e dinâmicas deste acampamento foram conduzidas pela Pa. Sinodal Vera Lucia Engelhardt e ministros e ministras, bem como lideranças sinodais e de comunidades.

Foi um tempo precioso de rever familiares, amigos, fazer novas amizades, louvar a Deus, ouvir da Sua Palavra e da história dEle com tantas pessoas ao longo do tempo.

Celebrar com alegria e servir ao Senhor sabendo que somos de Deus é o que nos une. O que nos movimenta é a força da fé. É a fé no Trino Deus que nos sustenta e damos testemunho de que Deus é tudo que precisamos para viver neste mundo criado e amado Ele. E vivemos os dias de nossa vida com a presença de Jesus entre nós” afirmou a Pastora Sinodal na pregação do culto de encerramento do Acampamento.

Agradecemos a Deus pela sua história com cada pessoa no passado, seu agir constante no presente, e cremos na sua presença e direção em nosso futuro:
Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20b).