|

“Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que as abençoasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: — Deixem que os pequeninos venham a mim; não os impeçam, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade lhes digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando as crianças nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.” (Marcos 10.13-16).

 

Como seria o diálogo entre uma mãe e a criança que recebeu a bênção de Jesus? E se este diálogo acontecesse muitos anos depois, quando a criança já era adulta? Utilizando a metodologia do Bibliolog, a professora Susane Elise Giongo trabalhou o tema com dois grupos diferentes e a avaliação foi a mesma: uma experiência riquíssima para quem participou!

 

Então trouxeram algumas crianças a Jesus…

Bibliolog é uma forma inovativa de ler, interpretar e vivenciar a Bíblia. As pessoas que participam de um Bibliolog assumem o papel de personagens ou de objetos de um texto bíblico. Nesses papeis, elas respondem a perguntas e dão vida às letras do texto.

No Bibliolog sobre Marcos 10.13-16, pessoas assumiram o papel da mãe e de seu filho, que recebeu a benção de Jesus. Mãe e filho se encontram muitos anos depois, quando ele já é adulto, e conversam sobre aquele momento passado da bênção. Podemos imaginar o que a bênção significou para a mãe e para o filho? E que efeitos este encontro com Jesus trouxe para a criança?

Agora, imagine que você precisa assumir o papel de um dos discípulos que impede a aproximação das crianças de Jesus: “Discípulo, quais são os seus pensamentos ao tomar tal atitude?”. Também este diálogo aconteceu no Bibliolog e motivou a pensar sobre motivos para a ação dos discípulos.

Através da metodologia do Bibliolog, é possível criar um diálogo entre Jesus e a criança. Que perguntas poderiam ser feitas neste momento?

 

A partir dos diálogos imaginários, surgiram significativas reflexões sobre a transmissão e a vivência da fé em família. Pessoas que participaram do Bibliolog também mencionaram suas próprias experiências de espiritualidade quando eram crianças. Um dos grupos que fez este Bibliolog era formado por professoras e professores, que também relataram experiências com adolescentes em sala de aula.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Bibliolog