No último dia 28 de julho, a Paróquia Martin Luther reuniu-se em uma celebração especial para marcar os 200 anos de presença luterana no Brasil. Este momento foi motivado em todo Sínodo Noroeste Riograndense. A celebração, realizada na Comunidade de Cerro Largo, contou com a participação de mais de 50 pessoas. Estas se reuniram para celebrar este marco significativo na história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
A celebração iniciou com o prelúdio “Eis que estou com vocês”, música tema do ano de 2024, conduzido pelo grupo de canto da Comunidade Martin Luther de Dona Otília. Em seguida, houve a acolhida e meditação conduzida pelo Pastor Felipe Hobus Vollrath. Esta foi baseada no lema de Mateus 28.20b: “Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” A meditação destacou a importância da fé na trajetória da IECLB ao longo dos dois séculos de sua presença no país. Além disso, reforçou as palavras de esperança de Jesus que esteve, está e estará conosco nesta tarefa de ser Igreja de Jesus Cristo em terras brasileiras.
Também realizaram sua acolhida e saudação o presidente da Paróquia, Egon Radiess e a presidente da Comunidade de Cerro Largo, Fabiane Gabriela Bloch.
Em seguida, o Pastor Emérito Valdemar Lückemeyer apresentou uma palestra sobre a história da imigração alemã e Luterana no Brasil. Seu foco foi a chegadas das primeiras pessoas imigrantes no Rio Grande do Sul. O palestrante abordou os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas pela IECLB ao longo desses 200 anos. Assim, também discutiu os desafios e oportunidades que a Igreja enfrentará nos próximos anos, incentivando as comunidades a continuarem sua missão com fé e dedicação.
Após o encontro, as pessoas participantes desfrutaram de uma deliciosa confraternização, onde puderam compartilhar alimentos, histórias e fortalecer os laços comunitários.
O evento foi um momento de reflexão, gratidão e esperança para todas as pessoas presentes, celebrando o passado e olhando com confiança para o futuro da IECLB.
Fotos: Samira Rossmann Ramlow; Felipe Bloch Blanke, Felipe Hobus Vollrath.
Texto: Felipe Hobus Vollrath