Apresentar novas formas de ensino para dentro das escolas e promover momentos de reflexão também faz parte das atividades promovidas pela IECLB. Sendo assim, na última semana, a direção e a equipe pedagógica do Colégio Martin Luther, em Estrela, participou de uma atividade do Bibliolog.
A professora Susane Elise Giongo, trainer em formação, conduziu o momento, acompanhada pela pastora Adriane Beatriz Dalferth Sossmeier, responsável pela Rede Bibliolog Brasil e trainer em Bibliolog.
Durante o encontro, a palavra bíblica apresentada foi Marcos 10-13.16, conhecida pelo trecho: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”.
Susane explica que durante o Bibliolog é possível dar voz aos personagens das histórias bíblicas. Sendo assim, os alunos aprendem a se colocar no lugar de outro alguém, a ser empático.
“Na vivência do Bibliolog todos têm algo a dizer, é uma oportunidade de expressar sentimentos, oportunizando diferentes pontos de vista. Também é exercício de respeito e muita escuta, além de fortalecer a fé e a esperança em um mundo melhor”, afirma a professora.
De acordo com a pastora Adriane, o Bibliolog é uma forma democrática de ensino, que aproxima as pessoas das histórias bíblicas.
“Pela forma como é conduzida a atividade, onde todas as pessoas podem participar e são ouvidas e cada participação é respeitada, o Bibliolog é uma das melhores maneiras de trabalhar o coletivo, tendo tolerância com todas as crianças”, ressalta.
Ela também ressalta que esta prática é, por excelência, uma maneira de união e tolerância de todos os pontos de vista. “Nas escolas temos alunos e alunas que são de alguma igreja e outros que não são. Nessa realidade, o Bibliolog trabalha de uma maneira fantástica”, destaca.
“O bibliologista é treinado, por meio de um curso, para escolher com cuidado, sempre protegendo os participantes e os personagens que se adequam ao grupo”, conclui Susane.
O objetivo do programa, no futuro, é chegar às escolas públicas e apresentar estas vivências de forma acolhedora e respeitando as experiências de cada pessoa. Para isso, dois livros específicos para instituições de ensino já estão sendo traduzidos para o português.
É uma forma inovadora de ler, interpretar e vivenciar a Bíblia. As pessoas que participam de um Bibliolog assumem o papel de personagens ou de objetos de um texto bíblico.
Nesses papeis, as pessoas respondem a perguntas e dão vida às letras do texto. Ao mesmo tempo em que respondem a perguntas, elas descobrem novos significados da Bíblia para suas vidas.
Clique aqui e saiba mais sobre o Bibliolog.