XXII Retiro Sinodal da JE Sul-Rio-Grandense: Um Tempo para Conectar e Transformar
Nos dias 3 e 4 de agosto a Juventude Evangélica do Sínodo Sul-Rio-Grandense realizou seu 22º Retiro Sinodal, sediado pela Comunidade Py Crespo da Paróquia Emanuel em Pelotas/RS. Com o tema “Tempo e Conexão” e lema “Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês” (João 15.4). Com a assessoria do Pastor Gustavo Allende o encontro reuniu mais de 90 jovens para um final de semana repleto de reflexões, atividades e momentos de celebração e louvor.
Os participantes mergulharam em uma programação diversificada que combinou momentos de formação com atividades lúdicas. A manhã de sábado foi dedicada à formação, com a palestra ministrada pelo Pastor Gustavo. À tarde, os participantes se divertiram com brincadeiras e atividades em grupo, fortalecendo os laços de amizade e a identidade da JE Sinodal. Em seguida, a fala promovida pelo CAPA sobre racismo abriu um importante espaço para o diálogo e a conscientização sobre a importância da luta por um mundo mais igualitário. Após houveram 3 oficinas temáticas em paralelo: “Tempo e conexão” para jovens de até 14 anos com P. Gustavo Allende; “Emergência climática” para jovens maiores de 14 anos com Roni Bonow, coordenador do CAPA/Pelotas; e “Nossa equipe” com facilitação de Natan Schumann, coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica, para lideranças as paroquiais e o Conselho Sinodal da JE (COSIJE).
À noite iniciou com meditação e após uma noite cultural com o tema “Arraiá”. Proporcionando aos participantes do retiro um momento de descontração e celebração, com música, dança, teatro, comidas típicas e fogueira. Encerramos o retiro no domingo celebrando um culto junto à comunidade local.
O retiro sinodal da JE Sul-Rio-Grandense foi um momento importante para a juventude. Proporcionou um espaço para reflexão, formação e fortalecimento da fé. Com o tema “Tempo e Conexão” os jovens foram convidados a refletir sobre a importância de viver o presente. Assim, puderam se conectar com Deus e com as pessoas ao seu redor, e de construir um futuro mais justo e solidário, pensando em temas como racismo e justiça ambiental. Além disso, o retiro buscou capacitar jovens lideranças para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades e grupos de JE.
Autoria: Gabrielle Ücker Thum (Coordenadora do COSIJE);
Andrieli Holz (Secretária do COSIJE).