|

Em 17 de agosto, a Comunidade de Videira/SC acolheu o Encontro Sinodal de Diaconia 2024 do Sínodo Norte Catarinense. A Coordenação Sinodal de Diaconia e o do presbitério local expressaram sua saudação. O Pastor Vice-Sinodal Cristiano Ritzmann trouxe a reflexão a partir de  Marcos 10.35-45, enfatizado a atuação diaconal. A Diácona Carla Jandrey, da Coordenação de Diaconia da IECLB, partilhou uma breve retrospectiva acerca da importância do trabalho diaconal dentro dos 200 anos de Igreja Luterana no Brasil.

Bebeto Araújo, diretor no Brasil da Organização Norueguesa Missão Aliança abordou o tema: Igreja de Jesus Cristo, Igreja Diaconal. Apontou para a necessidade de um Evangelho que vá além da teoria e dos discursos, sendo prática que impacta a vida das pessoas. Destacou que a verdadeira missão da Igreja é servir, priorizando o bem-estar dos necessitados e promovendo ações concretas de amor e justiça. Ressaltou que a relevância de uma Igreja se mede pelo impacto positivo que ela tem na vida das pessoas ao seu redor, especialmente as mais vulneráveis, e que sua missão deve espelhar a missão de Deus, que é servir e restaurar a criação. A leitura diaconal das Escrituras é fundamental nesse processo, conectando teologia e prática em ações que promovam justiça social e transformação estrutural.

Ainda houve a apresentação das atividades do ILUOS – Instituto Luterano de Obras Sociais com os Projetos Missão Morro do Meio e Missão Criança Jardim Paraíso, de Joinville, apresentação do Instituto Luterano Campos Verdejantes, de Campo Alegre, e do Projeto da Comunidade de Videira com Brechó permanente, kits para bebês da maternidade e horta comunitária.