|

14ª Assembleia do Sínodo Espírito Santo a Belém

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2024, o Sínodo Espírito Santo a Belém realizou a sua XIV Assembleia Sinodal Ordinária. O evento iniciou com uma celebração baseada no Evangelho de Marcos 7.1-8, 14-15, 21-23. A celebração foi um convite para perceber palavras, gestos e ações que podem transformar a vida comunitária.

O Pastor Odair Braun, 1º Vice-Presidente e Secretário de Missão da IECLB, destacou a importância de um olhar amoroso para a missão da Igreja de Jesus Cristo. Braun encorajou a abraçar a fé, a servir com amor e, da mesma forma, a promover a vida digna. Ele ressaltou que a Igreja enfrenta grandes desafios. Contudo, os desafios devem ser vistos como oportunidades para edificação e crescimento.

Em seguida, a Assembleia abordou o tema da emergência climática, com uma instigante palestra do professor Walter Có. O palestrante alertou para o impacto do aquecimento global e, ao mesmo tempo, para a necessidade de ações efetivas. Precisamos de propostas e, acima de tudo, agir para garantir a vida das futuras gerações. O cuidado com a natureza, segundo o professor, é uma missão de fé e amor. Por fim,  Walter Có afirmou que a humanidade precisa urgentemente recuperar sua capacidade de cuidar da vida em todas as suas dimensões.

A mensagem da Assembleia reforçou que cabe a nós lançar a rede e confiar na condução do bom Mestre. Confira, a seguir, a mensagem de nossas irmãs e irmãos:

 

Mensagem da XIV Assembleia do Sínodo Espírito a Belém

A Igreja que Deus nos chama a ser

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, estiveram reunidos/as 212 delegados e delegadas do Sínodo Espírito Santo a Belém na XIV Assembleia Sinodal Ordinária. A mesma teve início com momento celebrativo, baseado no Evangelho do Senhor, conforme registrado em Marcos 7.1-8, 14-15, 21-23, sob a motivação do que nos move a servir como pessoas batizadas e chamadas para a Missão de Deus. Pergunta essa que nos impulsiona a perceber como palavras, gestos e ações podem ser transformadores na vida comunitária.

O Pastor Odair Braun, 1º vice-presidente e Secretário de Missão da IECLB, deu início às reflexões motivando a um olhar amoroso para a Missão da Igreja de Jesus Cristo, como ação de testemunho concreto do evangelho, convidando pessoas para abraçar a fé, em conjunto dar glória a Deus e promover a paz a partir dos diversos dons no lugar vivencial de cada pessoa. Fazer missão é dizer “eis-me aqui, envia- me a mim” (Isaías 6.8) e servir com amor, por meio do cuidado e da promoção da vida digna, a fim de que transformações aconteçam. Nós temos um grande tesouro para mostrar ao mundo, tesouro capaz de promover esperança, orientar para a vida e transformar realidades. A Igreja tem grandes desafios pela frente, desafios estes que precisamos aprender a enxergar como oportunidade de edificação e direcionamento do caminhar bem planejado e propositivo, de maneira que encante, atraia e cative pessoas para o ser comunidade com sentido e engajamento. Deus nos chama a ser uma Igreja que planeja e age frente aos desafios missionários encontrados, de maneira que possamos dar um passo qualitativo e quantitativo para além do atendimento, chegando a um crescimento integral de modo que contemple o impulso que vem do Senhor da Igreja. É preciso ter ciência de onde estamos, saber onde queremos chegar e quais mecanismos vamos usar para alcançar um ser igreja assim como Deus quer. A partir de Mateus 28.19-20, podemos afirmar que o compromisso com a Missão é de toda a pessoa batizada. Como corpo de Cristo, somos chamados a ser sal da terra e luz para o mundo (Mateus 5.13-14). Cabe a nós dar ouvidos ao chamado de Cristo para ir e pregar o Evangelho (Marcos 16.15) colocando-nos a serviço de Deus com os nossos dons, tempo e talentos, de forma alegre e grata.

Em seguida, o professor Walter Có trouxe a abordagem da emergência climática e a necessidade de urgentes estratégias de respostas para que a vida na terra seja possível para novas gerações. A era do aquecimento global chegou. Pela ciência, já não é mais possível prever o futuro. Diante desta realidade, o negacionismo é instrumento de morte. O aumento da temperatura na terra está em escala crescente nos últimos 40 anos e, ultimamente, a uma velocidade ainda não vista. O planeta é uma casa comum e o que afeta um ser ou região, afeta a todos e em todos os lugares. Toda ação humana provoca uma reação e deixa suas marcas, seja para o bem ou para o mal. Diante dessa realidade convém perguntar qual herança estamos deixando para os nossos filhos e netos? Em qual ambiente queremos que vivam as pessoas que amamos? Faz-se necessário estabelecer estratégias urgentes através da conscientização contínua de todas as gerações e de leis ambientais que ofereçam o mínimo de segurança para proteger a natureza, os seres e as pessoas que nela vivem para que sejam geradas transformações concretas. A floresta tem seus segredos: ela se recicla, gera vida nova e produz sua própria energia a partir do sol. Mas sua capacidade de regeneração é menor do que a velocidade de destruição a que é submetida. O que diferencia a espécie humana é a necessidade e a capacidade de cuidar. A humanidade está se desumanizando porque tem perdido sua capacidade de cuidar da vida em suas mais diferentes dimensões. É importante estender o cuidado a todas as formas de vida. A vida precisa ser cuidada. Esse ato não é opcional. É ato de fé. É ato de amor. É missão de Deus. É nosso compromisso.

Nessa tarefa convém estarmos conectados e entrelaçados assim como os fios de uma rede de pesca. Cabe a nós lançar essa rede, mesmo sem garantias, mas confiantes na condução do bom mestre. Somos Igreja de Jesus Cristo chamada a viver o “Ser Igreja” assim como Deus quer. Para essa ação, o próprio Jesus afirma: Eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos.

 

14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo Espírito Santo a Belém.

ADL, 01 de setembro de 2024.

 

Saiba mais sobre o Sínodo Espírito Santo a Belém

O Sínodo Espírito Santo a Belém é um dos 18 Sínodos que formam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Abrange o estado do Espírito Santo, a região litorânea do Nordeste e Norte do Brasil, até Belém no Pará. Sua sede administrativa está na cidade de Vitória/ES. A 14ª Assembleia aconteceu na cidade de Afonso Cláudio/ES, nas dependências da ADL – Associação Diacônica Luterana.