|

A educação e a música foram elementos importantes da Reforma Protestante e fazem parte da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). As escolas da Rede Sinodal de Educação, vinculadas a Comunidades da IECLB, levam a sério este legado.

Entre os dias 29 a 31, centenas de alunas e alunos de escolas da Rede Sinodal de Educação reuniram-se em um evento muito especial. Trata-se do 42º Encontro de Conjuntos Instrumentais (Encore) e do 23º Encontro de Corais (Encorse). A atividade, que acontece anualmente, valoriza  o aprendizado da música e a integração entre as escolas. A excelência da formação musical, o entusiasmo de alunas e alunos, o engajamento de regentes e a convivência são características destes encontros.

Neste ano, o evento culminou com um culto festivo em alusão aos  200 anos de Presença Luterana no Brasil. O culto aconteceu no dia 31 de agosto, no Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo/RS. Mais de 3 mil pessoas se reuniram para ouvir, cantar, orar e celebrar. Cerca de 800 jovens coralistas e instrumentistas colocaram seus talentos e aprendizados em prática, tornando ainda mais especial a celebração dos 200 Anos.

 

Momento de gratidão

O momento celebrativo também foi de agradecimento, com a palavra do Salmo 145.1-3 que diz: “Eu te exaltarei, ó Deus meu e Rei; bendirei o teu nome para todo o sempre. Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre. Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável”.

O Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Pastor Carlos Eduardo Müller Bock, lembrou da importância da música e das composições de Lutero. Além disso, ele ressaltou a fé e a esperança das pessoas imigrantes que chegaram ao Brasil há 200 anos.

“O nosso legado, aquilo que nós fazemos hoje, gerará uma igreja de Jesus Cristo que vai persistir para daqui 200 anos, para que as pessoas que vão viver no futuro possam dizer ‘Aqui viveu uma gente que deu valor aquilo que recebeu, ao seu legado, aos seus valores cristãos, à sua história, a tudo que veio’ “.

A solenidade também contou com a presença da Secretária de Formação, Catequista Joni Roloff Schneider, Ministras e Ministros da IECLB, lideranças da Igreja e autoridades civis.

A íntegra do Culto Festivo pelos 200 Anos de Presença Luterana no Brasil está no canal do YouTube do Instituto Rio Branco.

Fotos: Rede Sinodal de Educação