|

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, aconteceu o Retiro de Adolescentes e Jovens do Núcleo do Contestado – Sínodo Norte Catarinense. O encontro envolveu em torno de 100 confirmandos e confirmandas de cinco paróquias. O tema foi “Conectados”: a conexão com Cristo, com o próximo e com nossa comunidade local.

O local do Retiro, Acampamento Moriah, em Mafra/SC, proporcionou atividades que uniram esportes radicais e momentos de espiritualidade e comunhão, aprendizado e crescimento pessoal. Adolescentes e jovens participaram de atividades como tirolesa, escalada e rapel, com desafios físicos que simbolizaram a superação de obstáculos relacionados à espiritualidade cristã. Cada atividade reforçou a confiança mútua e a interdependência, lembrando 1Coríntios 12, Igreja como corpo e as partes conectadas entre si.

Eis alguns depoimentos:

“Foram dias de brincadeiras, reflexões e aproximação com Deus, nós nos divertimos muito, jogando jogos, conversando, caminhando na trilha, indo em brinquedos radicais… Mas certamente o mais importante foi sobre o que refletimos, recebemos Deus em nossos corações e percebemos mais ainda sua presença em nossas vidas” (Isabella Alberton).

“Nesse retiro aprendi que as vezes devemos tirar um tempo para nos desconectarmos do mundo externo e nos conectar mais com Deus, tirando um tempo para nos desligar das telas e de algumas pessoas, podemos orar, ler a bíblia, cantar a palavra de Deus e ir à igreja, bom, devemos ir à igreja sempre que temos culto. Devemos nos afastar de pessoas que não nos fazem tão bem e nos aproximar de pessoas que não são tão próximas, de pessoas que são boas e de Deus principalmente” (Gabriella Maciel Rossdeutscher).

“Foi um final de semana que superou as expectativas pois participamos de um encontro com muitos amigos(as) queridos(as) onde brincamos, interagimos e além de tudo, fortalecemos a nossa fé e voltamos animados para ajudar a divulgar o amor de Deus através de boas ações na vida comunitária” (Elisson Ribeiro Leobet).

“Nós, como líderes, achamos o fim de semana um momento muito especial, pois nos aproximamos das meninas, tivemos momentos de conversas sobre a palavra e como elas se encaixavam em nossas vidas, e também, pudemos conhecer mais umas as outras” (Heloisa Christina Kvistchal  e Kauana Molon Chiapinotto).

“O retiro foi muito importante para mim! Esse é o segundo ano que vou, e sai de lá muito feliz e realizada, na verdade nem queria voltar para casa. Uma palavra que eu definiria esse retiro com toda a certeza seria INCRÍVEL!” (Maria Julia Mann Cavalheiro).

“Gostei de conhecer pessoas novas e interagir em um lugar de paz e conexão com Deus” (Cauã Dietrich Madureira).

“Primeiramente, agradeço a todos e todas do acampamento Moriah e aos líderes de quarto que estiveram presentes em todos os momentos. Achei muito interessante o tema “desligar-se”. Nós literalmente nos desligamos das redes sociais, internet, etc.  Muito obrigado, acampamento Moriah!” (Nathan Eduardo Kruzberg Stein).