|

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB – Outubro 2024

 

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3.22-23)

 

Estimada IECLB!

A misericórdia é um tema central na Bíblia. Ela embasa o agir de Deus. Inspira-nos a uma ética do cuidado que, com base na espiritualidade da gratuidade e compaixão, transforma vidas e realidades.

O mês de outubro nos motiva, através do agir misericordioso de Deus, a cuidar da vida, especialmente de mulheres e crianças, assim como de toda a criação de Deus.

Outubro é tempo de lembrar que mulheres diagnosticadas como portadoras do câncer de mama enfrentam várias dificuldades que podem desencorajá-las a buscar um tratamento eficaz e, consequentemente, a cura. Enquanto se constata um crescimento anual do número de casos, o câncer de mama ainda é considerado uma doença estigmatizante e carregada de preconceito.

A boa notícia é de que muitas Comunidades da IECLB oferecem amparo através de escuta e oração. Nesses espaços de acolhimento a mulher encontra apoio para vencer o medo e a insegurança, e motivação para buscar o tratamento adequado.

Neste mês de outubro também é celebrado o Dia da Criança. As Comunidades têm assumido, conforme a promessa no batismo, a sua tarefa no acompanhamento às crianças, no fortalecimento da inclusão e na promoção de espaços de vida com dignidade. Mas, apesar de todo cuidado oferecido, a realidade em que se encontram muitas crianças permanece como desafio às Comunidades. Muitas são as crianças que crescem em situação de desamparo. Há as que crescem nas ruas, as que estão fora das escolas; há as que passam todo tipo de necessidade, seja pela fome ou pela ausência de pais e mães; há as que precisam abandonar a escola para ajudar no orçamento familiar. Há as que sofrem com a violência física de adultos e com as guerras.

Rendemos louvor ao bondoso Deus pelas inúmeras formas de cuidado, tanto em relação à criança quanto à mulher, que integram o dia a dia das Comunidades da IECLB. Ao mesmo tempo oramos ao Deus da vida, pedindo que nos conceda forças e ânimo para o bom desempenho deste compromisso com a vida plena de todas as pessoas.

Além de ser o mês da Reforma, que merecerá atenção especial no dia 31, temos mais um motivo importante de louvor e gratidão a Deus neste mês de outubro. De 16 a 20 será realizado o 34º Concílio da Igreja, em Brasília/DF. Durante estes dias a atenção estará voltada a diversos aspectos da vida comunitária em sua caminhada histórica como Igreja de Jesus Cristo no Brasil. Além de refletir sobre o jubileu de 200 anos, o Concílio também irá perguntar sobre que Igreja Deus nos chama a ser. Inspirado nos resultados do Fórum de Missão, este Concílio terá a importante tarefa de definir as Metas Missionárias, que orientarão a IECLB de 2025 a 2030.

Pedimos as suas orações, para que Deus sustente e fortaleça cada conciliar, para que as decisões tomadas estejam alinhadas com os propósitos de Deus, seu Reino e a sua justiça.

 

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente