A primeira Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba (Rua Trajano Reis) foi fundada em 1866. No ano de 1869, o pregador/professor Johann Friedrich Gaertner organizou uma “Escola Alemã” dentro da Comunidade, onde o pastor deveria ser professor e diretor. Mais tarde, no ano de 1884, o Conselho Escolar decidiu separar a administração da Escola da administração da Comunidade e fundou uma Associação da Escola Alemã. Essa Associação era adepta ao Movimento Positivismo.
Com a Proclamação da República do Brasil em 1889, o Positivismo se fortaleceu e, com isso, em 1891, a Associação da Escola Alemã decidiu eliminar o ensino religioso da sua grade curricular.
Esse fato causou grande consternação e dividiu a Comunidade. Um grupo de pessoas da Comunidade não concordou com a retirada do ensino religioso da grade curricular e, por isso, decidiu criar uma nova escola, que fosse administrada pela Comunidade e que continuasse com o ensino religioso no currículo. Ainda no ano de 1900 esse grupo adquiriu um terreno na rua Inácio Lustosa e o pastor Siegfried Schulz fundou ali uma nova escola alemã, com ensino religioso. Essa atitude foi considerada uma afronta a Associação Escolar, que exigiu que a Igreja Evangélica da Alemanha em Berlim retirasse o P. Schulz da Comunidade.
A fundação da nova escola e a saída do P. Schulz aprofundou ainda mais a divisão. E já no ano de 1901, o grupo que apoiava a nova escola decidiu separar-se da Comunidade e criar uma nova Comunidade Luterana em Curitiba. Assim surgiu a Christuskirche (“Igrejinha”), fundada oficialmente em 13 de Agosto de 1901 e filiada – não mais a Igreja Evangélica da Alemanha com sede sem Berlim, mas sim à Federação das Igrejas Luteranas da Gotteskasten, ligada à Igreja territorial da Baviera.
Inicialmente, essa nova Comunidade foi atendida pelo Pastor Otto Kuhr, que residia em Joinville/SC e pelo Pastor Alfred Hess, que residia em Curitiba/PR. A partir de 1908 eles contaram com a ajuda do Pastor Karl Frank, que era cunhado do P. Hess, e que havia chegado ao Brasil em 1908 para atender a Comunidade de Papagaios.
O Pastor Hess tinha vários problemas de saúde e, por isso, precisou regressar para a Alemanha. No dia 31 de dezembro de 1910, o pastor Karl Frank tornou-se oficialmente o pastor da Christuskirche.
O culto de lançamento da pedra fundamental do templo da Christuskirche aconteceu no dia 11 de agosto de 1912, conduzido pelo Pastor Otto Kuhr, que trouxe a palavra bíblica de Efésios 2.20 (…edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular). O Pastor Karl Frank lembrou as palavras de Lucas 12.32 (Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino) e denominou a pedra fundamental de Ebenezer, lembrando que até aqui nos trouxe o Senhor (1.Samuel 7.12).
Apenas 6 meses depois, em 26 de janeiro de 1913, o templo estava pronto e foi consagrado. A sra. Elizabeth Hess, esposa do pastor Frank, pintou a imagem de Jesus Cristo, sobre o altar. Jesus está olhando para Jerusalém (Lucas 19.41-44). Essa imagem aponta para a preocupação diaconal, pois o olhar de Jesus transcende os limites da Comunidade. Uma lembrança do templo-escola também está presente ainda hoje no interior do templo. Os primeiros bancos tem buracos, onde originalmente eram colocados os tinteiros.
O pastor Karl Frank e sua esposa Elisabeth Hess conduziram essa comunidade por 40 anos. Ela, desde o início, foi professora de artes, com especial destaque para a pintura. Ele ensinava música, especialmente teclado. Em 1919 chegaram da Alemanha as diaconisas Schwester Klara (irmã do P. Frank) e Schwester Henriette. Elas começaram o trabalho diaconal de atendimento a pessoas idosas e doentes, principalmente por causa da gripe espanhola. Esse trabalho diaconal foi intensificado – anos mais tarde – com o médico alemão Dr. Joachim Graf, que se casou com Esther Frank, filha de Elisabeth e do P. Frank.
Em 1928, sob a liderança da senhora Gudrum Werner, inaugurou-se o primeiro Kindergarten (Jardim de Infância) de Curitiba , que teve memoráveis professoras, como Tante Helm, Margarida Linzmeyer e Regina Janke.
As duas filhas do casal Frank – Esther e Ella – a partir de 1930, começaram a fazer apresentações musicais no templo. Podemos dizer que foram as precursoras do programa que hoje chamamos de Música na Igrejinha.
Quando olhamos para o quadro sobre o altar, com o olhar de Jesus sobre a cidade, também vemos que ali se aponta para a importância missionária da Comunidade. O P. Frank – além de atender a Comunidade da Igrejinha, atendia também grupos de famílias luteranas em Serra Negra (Guaraqueçaba/PR), Vila Guaíra/Curitiba, Araucária, Piraquara, Morretes e Paranaguá.
Desta forma, a ChristusKirche manteve – por muitos anos – suas atividades em língua alemã.
Mas, foi a partir dos anos 2000, começou a celebrar cultos e demais atividades em português. Atualmente, somente um dos cultos dominicais, às 9h, é celebrado em língua alemã. O segundo culto do domingo, às 10:30h e o Culto de Oração das quartas-feiras são celebrados em português.
Hoje já não temos mais uma escola, mas o aspecto diaconal e cultural ainda permanecem nas atividades da Comunidade.
Acontece, no primeiro sábado de cada mês, o Música na Igrejinha, com apresentações musicais de estudantes e docentes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Paraná.
Hoje a Igrejinha faz parte do roteiro da Oficina de Música de Curitiba. É um evento internacional, que acontece sempre no mês de janeiro. Temos apresentações durante o meio-dia, no nosso templo.
Desde 2020, com a chegada do P. Nilton Giese e sua esposa Roseli Schrader, funciona um grupo de Diaconia, que cozinha semanalmente entre 80 e 100 marmitas para as pessoas em situação de rua. Esse grupo também realiza constantes campanhas de arrecadação de cobertores, agasalhos e alimentos, que são doados para as pessoas em situação de rua, para o Projeto Dorcas em Almirante Tamandaré e para o CERENE na Lapa/PR.
O Coral da Comunidade, os grupos de Estudos bíblicos, o grupo de OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) e o Culto Infantil estão sob a liderança de várias colaboradoras.
Desde 2023, a Comunidade também atende pastoralmente o Lar de Idosos Ebenezer, com um culto mensal.
Damos graças a Deus que as palavras bíblicas proferidas no lançamento da pedra fundamental, em 1912, se tornaram bênção para essa pequena comunidade no centro de Curitiba. Roguemos que essa bênção de Deus continue iluminando, desafiando e conduzindo a Christuskirche no testemunho do Evangelho de Jesus Cristo.