|

Uma experiência intergeracional está fazendo a diferença na vida das pessoas residentes do Lar Luísa Griese, das mães trabalhadoras e de suas crianças.

Nos finais de semana e em feriados, as trabalhadoras são convidadas a levar suas crianças para o trabalho. A convivência entre as crianças e as pessoas idosas se dá de forma natural, muito semelhante à relação entre netas e netos, suas avós e seus avôs.

Quando as gerações se encontram, criam um ambiente rico em experiências e histórias, uma fonte inesgotável de alegria e de aprendizado. Com sua curiosidade e energia, as crianças trazem um frescor que ilumina o dia das pessoas mais velhas. Por seu lado, as pessoas idosas compartilham sabedoria e carinho, proporcionando um espaço seguro e acolhedor.

Essa interação não enriquece só a vida das pessoas idosas, mas também ensina às crianças sobre respeito, empatia e a importância da história familiar. Momentos de brincadeiras, contação de histórias e risadas geram laços que vão além do simples convívio. Tais momentos criam memórias afetivas que acompanharão ambas as gerações por toda a vida.

 

Conciliar responsabilidade profissional com a vida familiar

Por outro lado, a possibilidade de as mães levarem suas crianças ao trabalho traz uma nova dimensão a essa alegria. É uma oportunidade para que as mães conciliem suas responsabilidades profissionais com a vida familiar, fortalecendo o vínculo com suas filhas e filhos. Ao estarem presentes no ambiente de trabalho, as crianças se tornam parte do cotidiano das mães, aprendendo sobre o mundo adulto de uma maneira lúdica e natural.

A experiência promove um ambiente de apoio e compreensão e estimula a criatividade e a socialização. Ver suas mães ativas e realizadas no trabalho inspira as crianças, enquanto as mães se sentem apoiadas e valorizadas, sabendo que podem compartilhar esses momentos especiais com suas filhas e seus filhos.

Em suma, a convivência entre crianças e pessoas idosas, aliada à inclusão das crianças no ambiente de trabalho das mães, cria um ciclo de alegria, aprendizado e amor. É uma celebração das relações intergeracionais e uma reafirmação da importância da família, que se estende por diferentes fases da vida.

 

Lar Luísa Griese

O Lar Luísa Griese  é uma Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas, localizada num belo sítio, no município de São José da Lapa, região metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi idealizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte, vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Hoje, o Lar é uma das unidades da Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML).