Mensagem da Presidência da IECLB – Novembro 2024
Porto Alegre, 14 de novembro de 2024
Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.
(2 Pedro 3.13)
Estimada IECLB!
Estamos nos aproximando do final do ano eclesiástico. É tempo de avaliação e, ao mesmo tempo, o planejamento do novo ano requer nosso tempo e dedicação.
O Lema do mês, ao anunciar a esperança de novos céus e nova terra, nos convida a refletir sobre a abrangência do amor de Deus e o cuidado por aquilo que a ele pertence.
De acordo com o autor, Deus concede céus e terra renovados, a partir dos critérios da sua justiça. O termo usado para expressar o novo é renovação. Não haverá o aniquilamento deste céu e desta terra para dar lugar a outro mundo. Deus não quer destruir. Deus quer abraçar com amor. É esse céu e essa terra que habitamos que serão novos, serão renovados. Nossa tarefa é semear sementes de esperança, de renovação e revitalização, que possibilitem a convivência harmoniosa e justa com toda a criação, de forma respeitosa e digna. Em 2025 a IECLB trabalhará o tema Compartilhar a Generosidade de Deus como Tema do Ano em 2025. Este novo céu e esta nova terra são parte desta generosidade que o Criador tem conosco.
Martim Lutero, nascido em 10 de novembro de 1483, já fazia alertas para o bom uso das dádivas de Deus. Ele apontou para atitudes que espalham esperança na conhecida frase: “Se o mundo acabar amanhã, mesmo assim hoje plantaremos uma macieira”.
Neste mês de novembro lembramos de muitos acontecimentos históricos. No dia 15, a proclamação da República, quando o Estado se tornou laico. A Constituição de 1891 separou a Igreja do Estado, garantindo assim aos nossos antepassados a vivência pública de sua religiosidade evangélico-luterana.
Dois temas nos chamam à reflexão: Saúde do homem e Dia da Consciência Negra.
O cuidado da saúde do homem [novembro azul] ganha relativa visibilidade durante este mês. A campanha é uma oportunidade para sensibilizar as pessoas diante da realidade de angústia e sofrimento que muitos homens enfrentam. Os casos de câncer de próstata crescem a cada ano. O medo, as piadas e o deboche pelo exame preventivo podem ser causa da negligência no cuidado. Muitos homens se esquivam de fazê-lo. Estejamos atentas, como Comunidades e lideranças da IECLB, para a importância do cuidado da saúde dos homens, priorizando o alerta à prevenção e, ao mesmo tempo, promovendo o acompanhamento, através da oração e apoio aos homens em tratamento da doença.
O Dia da Consciência Negra é outro importante tema para reflexão e ação. A diversidade cultural e racial é uma das mais belas características que nos definem como povo brasileiro. Estas diferenças não nos tornam desiguais, antes, nos enriquecem em conhecimento e testemunho de fé. O amor de Deus é inclusivo, tem todas as cores e não faz acepção de pessoas. É o critério básico de conduta em nossas relações humanas. Superar a discriminação e o preconceito racial, portanto, é um ato de amor – é participar deste novo céu e desta nova terra – pois fortalece a inclusão de todas as pessoas na vida comunitária e na sociedade.
Que o testemunho de Pedro nos motive ao engajamento em favor da renovação da vida em sua plenitude. Que Deus nos conceda sabedoria, ânimo e uma fé amorosa, na esperança por terra e céus renovados, onde sua justiça se torna parâmetro para a vida, dádiva do Criador.
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente