Nos dias 15 a 17 de novembro de 2024, o Sínodo da Amazônia realizou a sua XXIX Assembleia Sinodal. O evento aconteceu na cidade de Cacoal/RO. O Sínodo da Amazônia é um dos 18 Sínodos que formam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Está presente nos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e noroeste do Mato Grosso. Confira a Mensagem da Assembleia Sinodal:
Com gratidão a Deus iniciamos a XXIX Assembleia Sinodal participando da Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia em homenagem aos 200 anos de Presença Luterana no Brasil e 54 anos de Presença Luterana no Bioma Amazônico, ocorrida na Câmara de Vereadores da cidade de Cacoal/RO, no dia 15 de novembro de 2024. Momento repleto de emoção e gratidão, o qual contou com a participação de lideranças, membros das comunidades, ministros e ministras e autoridades da Igreja. Setores de trabalho, instituições e pessoas usadas por Deus na história do Sínodo da Amazônia foram homenageadas.
Motivados/as pelo Evangelho de Mc 4.1ss fomos introduzidos pela Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt ao tema dessa assembleia: Missão e Crescimento da Igreja. Jesus estava ensinando a multidão, à beira-mar, em cima de um barco. Fomos lembrados/as que o primeiro transporte a ser usado na missão do sínodo da Amazônia foi um barco: “o barco missionário”. Também nós temos a missão de ensinar o evangelho e para isso é preciso: disponibilidade, um plano estratégico, conteúdo, ir ao encontro, acolher, utilizar os recursos com criatividade, crer, confiar e agir.
Essa reflexão foi aprofundada pelo Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich que conduziu o estudo do texto de 1º Coríntios 3.6-9: “Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento […]”. Nas comunidades não devemos arrancar o que já foi plantado, pois isso causa divisão, mas regar para que Deus possa fazer crescer a sua obra.
Ao falar para os Coríntios Paulo afirma que somos um em Cristo e que ao liderarmos alguma atividade que nos é confiada na Igreja não somos donos, mas sim servos. A fé aponta às necessidades concretas. Somos protagonistas (a bola da vez): Onde estamos sendo ousados/as agindo com coragem? O que nós queremos semear? O que não ajuda mais? A comunidade tem interesse de convidar e acolher outras pessoas? É um espaço seguro de compartilhar dores e dificuldades? Quais trabalhos, sonhos, projetos estamos ajudando a regar? Com essas perguntas, o Pastor Nestor concluiu ressaltando o versículo 9: “Somos cooperadores de Deus […]”.
Esse foi um ano especial para a IECLB que aprovou no último Concílio as Metas Missionárias 2025-2030: “Do Atendimento e Manutenção ao Crescimento Integral”, as quais nos foram apresentadas pelo Pastor Odair Airton Braun, 1º Vice-presidente da IECLB e Secretário de Missão. Meta 1: “fortalecer a vitalidade comunitária e o crescimento integral da igreja”. Meta 2: “fortalecer a incidência do testemunho público da igreja”. Destacou as prioridades missionárias contempladas nesse novo planejamento que estão divididas em quatro áreas: 1) missão, 2) formação, 3) diaconia, 4) governança, gestão e comunicação.
Muitas foram e muitas são as sementes plantadas e regadas em nosso Sínodo, como nos foi compartilhado pelas lideranças presentes, por meio dos relatórios apresentados em formato de feira que retrataram a realidade e as ações de cada uma das comunidades e setores de trabalho. Com esses impulsos somos fortalecidos/as na vivência da fé e na missão nas comunidades.
Que a graça e a paz de Cristo permaneçam com todos e todas vocês.
Cacoal, 17 de novembro de 2024