A Comunidade Apóstolo Pedro, de Santa Cruz do Sul, recebeu no sábado, 23 de novembro, o Seminário Sinodal de Formação de Lideranças Comunidades Criativas. O encontro reuniu mais de 30 pessoas de diferentes faixas etárias do Sínodo Centro-Campanha-Sul. Essas pessoas saíram animadas e preparadas o trabalho em diferentes grupos no próximo ano.
A Catequista Valéria Franz Bock conduziu a temática central do seminário “Confessionalidade Luterana”. Já a Teóloga Mestra Raquel Marques e a estudante de Teologia Juliana Kupske Itermann, foram as assessoras das oficinas “Jogos para a paz com adolescentes e jovens” e “Artes Plásticas com crianças”, respectivamente.
O Seminário estava inicialmente marcado para o dia 04 de maio, porém o Rio Grande do Sul foi afetado por uma enchente histórica. Por conta do comprometimento sinodal com a Educação Cristã Contínua e da procura pela formação, o seminário foi reagendado para o final de novembro, conforme apontou a Pa. Janaína Wiegand Stahlhöfer.
Confira o depoimento das jovens Yasmin Goetze e Myllena Bringmann, da Paróquia de Arroio do Tigre, participantes do encontro:
“Ser pessoa evangélica de confissão luterana no Brasil significa viver uma fé baseada na graça de Deus e na importância da Palavra de Deus em nossas vidas. É seguir os ensinamentos de Martim Lutero e buscar viver em comunidade, compartilhando amor e servindo ao próximo. Podemos usar tudo o que aprendemos no Comunidades Criativas dentro das comunidades: atividades lúdicas que podemos realizar com as crianças e adolescentes, a criação de peças teatrais, confecção de bonecas de nó e lã e a utilização de tintas não tóxicas. Essas atividades não só proporcionam momentos de diversão e criatividade para as crianças, mas também promovem a integração com a comunidade.
Na prática, veremos as crianças e adolescentes com um sorriso no rosto enquanto brincam e aprendem juntas, cultivando valores como solidariedade, amor ao próximo e fé em Deus. Essas atividades não só ocupam o tempo dos jovens de forma saudável, mas também os ensinam valores que levarão para a vida toda. Ser pessoa evangélica de confissão luterana no Brasil é envolver-se com a comunidade, ao invés de apenas ouvir a Bíblia, viver a Palavra de fato. Assim, ter vocação nessa missão que Deus proporcionou a todos e todas nós é uma maneira de viver a nossa fé de forma prática e amorosa, transmitindo os princípios do Evangelho para as próximas gerações.”
A realização do seminário foi um sucesso em razão do envolvimento das pessoas participantes e pela acolhida carinhosa da comunidade local. Encerrar o ano dessa forma transborda o coração de gratidão e inspira para as atividades em 2025. Que Jesus Cristo nos conduza na missão de propagar o Seu amor!